-
Arquitetos: FGP Atelier
- Área: 6 m²
- Ano: 2020
-
Fotografias:Arq. Paco Alvarez
-
Fabricantes: ALPOLIC, Barrisol, Cristacurva, Grato, Plaka, Rulon International, Terrazo and Marble Supply Companies, Terrazzo & Marble
Descrição enviada pela equipe de projeto. A Reitoria do campus principal da Monterrey Tec funciona como a administração central para todo o sistema de campi em Monterrey, e em todo o México. O prédio é o mais icônico do campus e um dos mais importantes da história da arquitetura moderna do México. Desde a sua construção, a sua utilização mudou diversas vezes, o que resultou na preservação de seu caráter histórico ao longo dos anos em algumas áreas, mas não necessariamente em todas. O edifício existente possui uma falta de senso de coesão, de forma que os espaços não funcionem de forma ideal.
Muitos no campus tem a sensação de que o edifício parece fechado e pouco convidativo, com uma falta de transparência e de um fluxo interno lógico. A coleção extraordinariamente valiosa abrigada na biblioteca de livros raros - a Cervantina - nem mesmo é conhecida por todos, e o funcionamento da sala de aula central não é interessante. Por fim, o subsolo carece de iluminação natural e a circulação vertical não atende aos padrões atuais.
Nesse contexto, a direção da universidade decidiu fazer uma reforma significativa. Ao desenvolver uma solução de projeto que respondesse aos novos ideais, era imperativo que o edifício mantivesse seu caráter histórico. Em particular, o briefing expressou a importância de respeitar os murais do saguão e da fachada. Essa abordagem ajudaria a garantir que a nova composição parecesse uma extensão harmoniosa da proposta original.
A transformação do edifício que passamos a chamar de “Transparente” foi realizada por meio da aplicação de algumas ideias essenciais:
- Criação de grandes espaços em sincronia com a escala e importância do edifício;
- Criação de um conceito de circulação claro e legível;
- Recuperação da relação espacial original entre a praça de acesso e o edifício, que volta a falar sobre conceitos de integração e democracia;
- Respeito pelo passado através de uma intervenção cuidadosa e mínima, com atenção especial aos materiais e sistemas;
- Concentração na funcionalidade para acomodar mudanças e configurar fluxos contínuos entre todos os espaços;
- Equilíbrio entre a preservação do caráter do edifício, qualidade e significado histórico, facilitando a mudança de uma forma que o sustenta no futuro;
- Garantir que as novas camadas representem as ideias, tecnologia, materialidade e linguagem arquitetônica da geração futura;
- Foco na qualidade da relação entre o antigo e o novo, e não na linguagem arquitetônica;
- Projetar com qualidade a nova Reitoria definida pela escala, forma, material, cor e detalhes; e
- Garantir que a Reitoria reflita o novo espírito de Monterrey Tec.
Essa estratégia iria além dos materiais e acabamentos; em vez disso, seria sobre conectividade e transparência, em um sentido quase metafísico. Essa noção pode ser observada na transformação da fachada primária, que passou a sinalizar a renovação do edifício e definir a imagem geral do projeto. Enquanto a fachada original era opaca, sendo composta por uma mistura de vidro, pedra e azulejo, a nova fachada é inteiramente de vidro. O resultado é um forte senso de transparência, que confunde a linha entre o interior do saguão e a praça pública, de modo a criar um senso de abertura que convide aqueles que passam por ali a entrar.
Conectividade e transparência também podem ser vistas no novo corredor de dois pavimentos, que conecta o térreo ao subsolo. O próprio salão é definido por um espaço de pé-direito duplo com um conjunto de escadas e assentos que conectam os dois pavimentos. Espaços de coworking e reunião configuram o perímetro do salão. Uma vez no pavimento inferior, os visitantes observam uma estratégia semelhante introduzida nos dois lados paralelos do edifício, criando uma arquibancada externa, que permite a entrada de luz no subsolo, antes escuro. Acima deste salão está a Sala Major com dois pavimentos, que funciona como um local principal para palestras e reuniões. Enquanto a forma não foi alterada, as superfícies e mobiliário foram atualizados para aumentar o conforto, melhorar o desempenho acústico e oferecer um equipamento audiovisual moderno.