-
Arquitetos: Estudio Piloti Arquitetura, Stepan Norair Chahinian
- Área: 180 m²
- Ano: 2018
-
Fotografias:Luis Claudio Marques Dias
-
Fabricantes: Cerâmica Martins, Deca, Ecofogão, Kingspan - ISOESTE, Polytec
Descrição enviada pela equipe de projeto. O terreno está localizado na face norte da montanha, e se abre para as vistas da serra da Bocaina no município de Cunha-SP. Dessa forma a implantação em uma cota intermediaria e acompanhando as curvas de nível, permitiu a acomodação no terreno com pouca movimentação de terra. Uma das demandas dos clientes era que a casa estivesse no chão, sair da sala e pisar no solo era uma condição para o projeto.
O projeto funciona como um pavilhão articulado em dois volumes: social e íntimo. Pelo meio se dá a entrada social que se abre para a perspectiva do vale. O ângulo de giro dos dois volumes é determinado pela vista. Dessa forma, a cobertura foi separada em dois trechos de mesma inclinação e dimensão. As lajes planas de concreto aparente, com pé-direito mais baixo, fazem a conexão dos blocos, assim como nas pontas do pavilhão, abrigam banheiro do casal de um lado e área de serviço e lavabo do outro. Entre os dois volumes, a laje plana marca a entrada social.
As paredes de taipa ao mesmo tempo que suportam a carga das coberturas, protegem a casa da face sul. Nessas paredes foram posicionadas pequenas aberturas formando enquadramentos para quem está sentado.
Tanto no inverno quanto no verão, no geral as noites são frias e os dias são quentes. O índice pluviométrico é alto na estação chuvosa e bem baixo na estação seca. As paredes de taipa funcionam como “amortecedoras” para esse clima rigoroso, diminuindo as amplitudes de umidade e temperatura. Dessa forma a casa contribui para a saúde dos seus moradores, além de diminuir gastos de energia.
Foram escolhidos materiais deixados em seu estado natural para dialogar com a taipa: os pisos são de taco de madeira e cimento queimado, e para os banheiros foi utilizado o mármore branco. A pintura das poucas paredes de alvenaria, são a base de cal, na cor branca. O piso da área externa é a pedra São Tomé Rosa.