-
Arquitetos: Partisans
- Área: 415 m²
- Ano: 2020
-
Fabricantes: panoramah!®, Alvar Aalto, MPRO, Marvin, Noguchi, ONO, Owen Sound Ledgerock, Pure Timber, Soprema, Thorncrest Kitchens, Zellige, pure & original, tineKhome
Descrição enviada pela equipe de projeto. O projeto está localizado em um habitat natural protegido. Os desafios de projeto foram muitos: trabalhar com autoridades ambientais e de conservação, que apesar das dificuldades foi também uma inspiração; construir tal estrutura com uma viga oculta de 30 metros de comprimento e um telhado verde em balanço; construir a pele da cobertura e a escada em aço e enfim obter licenças e depois superar os desafios de engenharia e materialidade dos elementos arquitetônicos. Todos esses desafios foram superados e resultaram em um grande alívio ao atingir o nível de arquitetura deste projeto. Estamos muito felizes e orgulhosos dos resultados.
O telhado e o teto escultural são construídos em carvalho branco dobrado fornecido pela Pure Timber LLC. Usamos o mesmo material para os pisos em cascata. A madeira dobrada por compressão é primeiro vaporizada para torná-la flexível e, em seguida, colocada em uma câmara de compressão. Este processo encolhe as placas em até 25% do comprimento original, mantendo suas outras dimensões. A madeira passa por mais compressão e repouso para equalizar as forças nas tábuas. Em seguida, o material é enviado para o terreno com um teor de umidade relativamente alto que permite que seja flexível até ser instalado e totalmente a seco. Depois de secar, as tábuas mantêm sua forma.
Este processo não requer dobra a vapor no local e é facilmente dobrado “a frio” manualmente, de volta ao seu comprimento original não comprimido. Um processo mais tradicional de dobra a vapor alonga as fibras de madeira originais além de seus comprimentos originais quando dobradas, geralmente levando a rachaduras na madeira e maior dificuldade de manuseio. Uma estrutura de madeira compensada foi pendurada na parte de baixo da escadaria e a madeira de compressão foi dobrada diretamente sobre as nervuras de compensado, que serviram tanto como guia quanto como estrutura de suporte para prender as tábuas.
O projeto é composto por um par de formas de dominó acima e abaixo de um amplo telhado verde em balanço. Sob o telhado verde encontra-se a piscina e as instalações de bem-estar. Dentro dos dominós estão os programas da casa de hóspedes, incluindo três quartos, banheiros e uma grande sala com cozinha. A sala da piscina e a casa de hóspedes são divididas pela escada e por uma passagem aberta que funciona como uma sala protegida ao ar livre.