-
Arquitetos: Andres Stebelski Arquitecto
- Área: 507 m²
- Ano: 2020
-
Fotografias:Ivo Tavares Studio
Descrição enviada pela equipe de projeto. Situado na Foz do Douro, na cidade do Porto, este projeto pretende dar nova vida a uma antiga casa típica desta zona, para adaptá-la às necessidades atuais.
Embora o interior da velha casa tenha sido completamente demolido, os muros perimetrais foram preservados. Um andar extra em forma de mansarda, com teto recoberto completamente em zinco, foi adicionado, e foram ainda criados novos níveis dentro dos antigos muros, passando de 3 para 5 andares. A fachada foi restaurada incorporando detalhes de granito, e como forma de proteção contra a humidade própria de um ambiente marítimo, os muros foram totalmente forrados com azulejos pintados à mão, típicos das construções antigas da cidade do Porto.
O edifício conserva a harmonia e está bem integrado no seu entorno, pois respeita a altura dos prédios vizinhos e a tipologia das fachadas. No interior, tudo é novo: os dois níveis inferiores foram convertidos num luminoso espaço comercial, estando agora unidos por uma dupla altura, com amplas janelas que oferecem grande visibilidade desde e para a rua.
Nos pisos superiores foram criados dois apartamentos triplex: um com orientação para o mar e o outro com vista para a cidade. O acesso aos apartamentos é feito pela rua lateral, através de uma escada de granito.
Os dois apartamentos são quase simétricos. No primeiro piso têm uma grande área de dupla altura, que aproveita as cinco janelas em esquina da antiga casa. Neste andar estão a sala-zona de refeições-cozinha e uma casa de banho de serviço. A dupla altura une espacialmente o primeiro andar com um mezanino de estrutura visível em aço, onde existe um quarto-escritório aberto e uma casa de banho completa. No terceiro andar, com uma vista impressionante para o mar ou para a foz velha, há dois quartos e uma casa de banho.
Uma escada leve de metal e madeira cria um percurso cenográfico para unir todos os níveis. A divisória de madeira separa a escada, mas ao mesmo tempo integra-a com o espaço e as paredes forradas com ripas de madeira de carvalho. As ripas de madeira, que cobrem diversos planos e volumes dentro do espaço, criam um ambiente cálido e acolhedor.