-
Arquitetos: MS. Fiacadori, SMF Archi Group, Sommacal Maia Arquitetos
- Área: 300 m²
- Ano: 2021
-
Fotografias:Carolina Lacaz
-
Fabricantes: Flipê Decór, Wentz Design
Descrição enviada pela equipe de projeto. O projeto Guardaroba foi desenvolvido em espaço peculiar, um galpão que costumava abrigar um programa de call center.
A grande estrutura foi encontrada com todas as características típicas e instalações necessárias para que seu antigo uso pudesse operar.
O primeiro desafio do projeto então foi a troca radical de programa do existente, já que o espaço seria ocupado por uma marca de roupas que pretendia abriga-lo com diversas utilidades, como escritório, estoque, loja, showroom e estúdio fotográfico. Além de transformá-lo em um ambiente com aspecto social e de lazer.
A proposta visa construir um mundo próprio da marca e proporcionar uma imersão do que seria a personalidade forte da empresa no espaço físico.
Para distribuição do espaço, são retiradas todas as divisórias antigas da edificação, de forma que os usos sejam distribuídos por bolhas programáticas, que proporcionam de forma igualmente importante, vazios entre elas. Os usos se misturam dentro do grande salão que valoriza a essência do galpão e permite renovação e flexibilidade do espaço.
Para maximizar e potencializar a agilidade na obra, a única construção indicada é uma caixa montada com as antigas estruturas que sobraram do antigo call center. Esse volume é disposto no fundo do galpão e sua altura delimita e organiza o restante do espaço. Tal gesto representa o trabalho de arquitetura durante a maior parte do processo: desconstruir mais do que construir.
Os acabamentos são básicos e reforçam a identidade da marca. A pintura branca determina o espaço social e de escritório. Enquanto a pintura preta, presente no piso e nas paredes, determina o espaço do estoque da loja.