-
Arquitetos: Haddock Architecture
- Área: 191 m²
- Ano: 2021
-
Fotografias:Charles Bouchaib
Descrição enviada pela equipe de projeto. Um galpão agrícola construído no meio do campo rapidamente se torna um galpão industrial no meio de uma área residencial. A história do edifício está ligada à urbanização da área metropolitana de Rennes. Quando o proprietário se aposentou, ele quis melhorar seu antigo local de trabalho, transformando-o em moradias.
Os volumes e a estrutura de carvalho existente são preservados: eles constituem os traços de seu passado industrial. Eles se tornam a espinha dorsal de duas novas casas. A estrutura histórica é melhorada e reutilizada para suportar o teto fotovoltaico da casa. O projeto joga com a contradição e a complexa relação entre baixa e alta tecnologia.
Ao se encaixar no modelo do hangar atual, o projeto respeita as regras de construção autorizadas pela cidade: o conjunto é construído no limite da parcela para fazer o melhor uso de seu terreno e das orientações (principalmente sul).
Cada casa tem uma grande sala de estar de pé-direito duplo que se abre para o jardim. Um grande jardim de inverno se torna uma extensão da casa e borra a linha entre o interior e o exterior. Inteiramente arborizadas com paredes de estrutura e cobertas com revestimento de castanheira, as duas casas são construídas com materiais locais e de origem biológica.