-
Arquitetos: OSTR
- Área: 90 m²
- Ano: 2019
-
Fotografias:Yosuke Ohtake
-
Fabricantes: Louis Poulsen
Descrição enviada pela equipe de projeto. Este é um projeto para transformar duas casas geminadas em Honjo, Kita-ku, cidade de Osaka, em um escritório e espaço para eventos.
As casas geminadas eram originalmente habitações separadas com um caminho que conduzia ao espaço dos fundos entre elas. Em algum momento, a casa, incluindo a rua, tornou-se uma única residência. Móveis estavam espalhados, pisos e paredes estavam descascando e alguns dos pilares estavam apodrecendo.
Nós redirecionamos o caminho original entre as duas casas geminadas e inserimos um reforço estrutural em cada uma. Além disso, adicionamos um piso de barro plano para que todo o espaço fosse contínuo e cobrimos a parte que costumava ser a varanda para criar um grande espaço livre.
Definimos o espaço colocando uma grande mesa, portas de madeira que podem ser totalmente abertas, uma abertura zenital que é tão brilhante quanto de fora, cascalho que atrai o exterior para dentro e janelas que permitem a passagem do vento.
Para respeitar a arquitetura existente, reaproveitamos não só a composição, mas também abandonamos móveis, iluminação e acessórios, e deixamos os pilares, as vigas, a parte de trás do telhado e as paredes de barro com suas expressões originais. A fim de preservar o antigo e, ao mesmo tempo, dar um sentido ao novo, a obra foi deixada inacabada.
No canteiro de obras, os arquitetos e construtores vão construindo gradualmente por tentativa e erro até a conclusão do projeto, mas neste caso, ousamos manter a base como está e deixar que todos pensassem juntos na construção do espaço.
Decidimos chamar este projeto, que tem um "espaço em branco" sem uso predeterminado, de "o local", um estado de "contínuo movimento em direção à conclusão".