-
Arquitetos: n o t architects studio
- Área: 165 m²
- Ano: 2021
-
Fotografias:Yasuhiro Takagi
Descrição enviada pela equipe de projeto. Ao caminhar em um parque, em algum momento você encontrará um lugar para parar e desfrutar do local, a depender do tempo, da estação e da hora do dia. A proposta nesta residência foi fazer um projeto que reproduzisse esse percurso em um parque.
O terreno de esquina está localizado em uma pequena área residencial de Tóquio, cercado por dois parques, um maior e outro menor, e uma passagem que os conecta. O parque e a passarela se misturam à casa, criando um ambiente único. Decidimos, portanto, reproduzir a passagem da frente da casa com todo o edifício.
Este caminho liga a casa ao seu entorno e torna ambíguo esse limite: até que ponto é uma cidade e até que ponto é uma casa? Assim como a topografia dos parques próximos, as escadas são todas diferentes em forma e inclinação, e os espaços relacionados a elas se formam com vários tamanhos e disposições, conectando todos os espaços do edifício.
As paredes que cercam a rua são fechadas com tela tensionada em dois lados e paredes de concreto nos outros dois lados. Os dois lados voltados para a rua são envolvidos com tela para reduzir o limite entre os espaços privados e públicos, enquanto a tela de arame de arame é coberta com videiras para manter a mesma ambiência do entorno.
O lado da parede de concreto é um espaço interno onde é possível se recolher, e a estrutura é projetada de forma semelhante para se misturar gradualmente à cidade. Os dois lados da parede são diferentes um do outro, e pode-se dar a volta na casa para encontrar um lugar para ficar.
O caminho que liga cada espaço, pode ser longo ou curto, a depender do tempo e da estação. Algumas vezes, torna-se uma colina onde você pode sentar e olhar a paisagem, e outras, torna-se uma praça de parque onde todos podem se reunir. Seu uso continua a mudar com o ambiente.
Encontrar um lugar para morar em um ambiente que muda constantemente como uma passarela em um parque, cria um novo senso de distância e relacionamento com entre a família. Como várias mudanças no estilo de vida são esperadas no futuro, queremos que os residentes passem um tempo em sua nova casa, encontrando livremente um lugar para eles e sua família naquele momento.