![Praça Alun-alun Kejaksan / SHAU Indonesia - Fotografia de Exterior](https://images.adsttc.com/media/images/60d9/aba2/447a/9201/6532/df85/newsletter/city-gate-frontal.jpg?1624878114)
-
Arquitetos: SHAU Indonesia
- Área: 12000 m²
- Ano: 2021
-
Fotografias:Kemala Montesa
![Praça Alun-alun Kejaksan / SHAU Indonesia - Fotografia de Exterior, Escada](https://images.adsttc.com/media/images/60d9/ae9b/2d3a/1301/64f5/8063/medium_jpg/microlibrary-stairs.jpg?1624878865)
Descrição enviada pela equipe de projeto. A praça Alun-alun Kejaksan, terreno de 1 hectare, está localizada na cidade de Cirebon, em Java Ocidental, ao lado da importante Mesquita At-Taqwa. Cirebon e, sendo um ex-sultanato, tem uma história rica também devido à sua localização como uma cidade costeira com um porto importante e, portanto, várias culturas sendo influentes. A própria Alun-alun é uma tipologia urbana indonésia de praça ao ar livre.
![Praça Alun-alun Kejaksan / SHAU Indonesia - Fotografia de Exterior](https://images.adsttc.com/media/images/60d9/aef0/2d3a/1301/64f5/8065/newsletter/microlibrary-from-hawker-center.jpg?1624878932)
![Praça Alun-alun Kejaksan / SHAU Indonesia - Imagem 23 de 26](https://images.adsttc.com/media/images/60d9/afaa/2d3a/1301/64f5/806f/newsletter/plan-2-01.jpg?1624879059)
![Praça Alun-alun Kejaksan / SHAU Indonesia - Fotografia de Exterior, Tijolo, Fachada, Arco](https://images.adsttc.com/media/images/60d9/acb9/2d3a/1301/64f5/805e/newsletter/five-pillars-gate.jpg?1624878403)
Apesar de sua localização proeminente, o local não foi usado em todo o seu potencial. Embora o projeto seja comissionado pelo governador de Java, partes interessadas adicionais também formaram o brief de projeto. Em primeiro lugar, a mesquita At-Taqwa reivindica posse informal devido à necessidade de estender a área de oração para o exterior durante os feriados principais. Em segundo lugar, o município precisa de um espaço público para reunião no centro da cidade, enquanto mantém a feira dos vendedores ambulantes. Em terceiro lugar, um monumento histórico que é cortado por uma curva na estrada precisava ser reintegrado por meio de uma praça memorial submersa, onde os textos informativos são fornecidos pelos anciãos e historiadores locais. Por último, a aprovação do antigo sultão teve de ser buscada, pois ele era muito respeitado e ocupava uma posição elevada na sociedade.
![Praça Alun-alun Kejaksan / SHAU Indonesia - Fotografia de Exterior](https://images.adsttc.com/media/images/60d9/ad30/2d3a/1301/64f5/8061/newsletter/memorial-plaza-day.jpg?1624878522)
De um lado da Alun-alun, uma icônica Gapura foi instalada marcando a entrada da cidade e, do lado oposto, um portão de cinco pilares sinalizando a entrada da Mesquita de At-Taqwa. Os dois portões opostos representam um diálogo entre as necessidades mundanas e espirituais, enfatizando um diálogo aberto com a praça intermediária. As funções educacionais e lúdicas são acomodadas na forma de uma microbiblioteca e playground.
![Praça Alun-alun Kejaksan / SHAU Indonesia - Imagem 22 de 26](https://images.adsttc.com/media/images/60d9/afbb/2d3a/1301/64f5/8070/newsletter/iso-english-01.jpg?1624879077)
![Praça Alun-alun Kejaksan / SHAU Indonesia - Fotografia de Exterior, Cadeira, Fachada](https://images.adsttc.com/media/images/60d9/ad35/2d3a/1301/64f5/8062/newsletter/five-pillars-gate-2.jpg?1624878527)
A microbiblioteca como parte da série de espaços de leitura multiprogramática da SHAU é feita como uma plataforma escalonada que pode ser usada como banco, enquanto a sua cobertura é um mirante com vista para a Alun-alun permitindo que as pessoas obtenham uma perspectiva e visão geral diferentes. A microbiblioteca cumpre a agenda de alfabetização da SHAU e da cidade para despertar o interesse pela leitura em um ambiente amigável. Tanto a biblioteca como o parque infantil também difundem o propósito das Alun-alun para eventos exclusivamente religiosos ou nacionais que acontecem poucas vezes por ano e abre a sua funcionalidade a um público mais vasto e ao uso cotidiano.
![Praça Alun-alun Kejaksan / SHAU Indonesia - Fotografia de Exterior](https://images.adsttc.com/media/images/60d9/aba2/2d3a/1327/c22a/d7c0/newsletter/city-gate-oblique.jpg?1624878130)
A materialidade e a geometria referem-se a Gapura escalonado local ou candi bentar - ou um portal dividido - e pedestais feitos de tijolos brutos que podem ser vistos em Keraton Kasepuhan - o palácio do sultão em Cirebon. Esses elementos tradicionais são reinterpretados em planta e volume de uma forma transformadora, onde cada elemento provém do mesmo material, linguagem e lógica construtiva.
![Praça Alun-alun Kejaksan / SHAU Indonesia - Fotografia de Exterior](https://images.adsttc.com/media/images/60d9/aba2/2d3a/1301/64f5/805c/newsletter/ceremonial-square-above.jpg?1624878065)
![Praça Alun-alun Kejaksan / SHAU Indonesia - Imagem 25 de 26](https://images.adsttc.com/media/images/60d9/afa9/2d3a/1301/64f5/806e/newsletter/section-text-01.jpg?1624879059)
Escolher o tijolo como material principal para Alun-alun Kejaksan, não se refere apenas aos locais históricos de Cirebon, mas adere a aspectos práticos como disponibilidade e estímulo à economia local com mão-de-obra local e um processo de construção simples e mais complacente. As referências materiais e formais também são importantes para ganhar a aceitação e o sentimento de pertencimento dos cidadãos, visto que estão familiarizados com a linguagem do projeto, embora seja feito de forma contemporânea.
![Praça Alun-alun Kejaksan / SHAU Indonesia - Fotografia de Exterior](https://images.adsttc.com/media/images/60d9/af00/2d3a/1301/64f5/8067/newsletter/microlibrary.jpg?1624878989)