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Arquitetos: Takeshi Hirobe Architects
- Área: 197 m²
- Ano: 2019
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Fotografias:Koichi Torimura
Descrição enviada pela equipe de projeto. O terreno para este projeto é inclinado e inicialmente coberto por uma floresta densa. Embora a área circundante tenha se desenvolvido com residências de férias na década de 1970, este terreno em particular nunca foi ocupado. No processo de visitar o local várias vezes, fomos atraídos por uma grande árvore existente e começamos a procurar uma maneira de mantê-la para que pudesse coexistir com a arquitetura.
Com base nos regulamentos de recuo e outras restrições, calculamos que a árvore estava localizada perto do centro aproximado onde a construção era possível. Portanto, avançamos com um projeto que envolve a árvore, dando a ela o espaço que precisa, ao mesmo tempo em que criamos uma conexão.
Pensamos na árvore como um ponto central e uma força centrípeta, mas fizemos questão de evitar um desenho simétrico com ângulos uniformes. Além disso, como a casa normalmente é habitada por poucas pessoas, sentimos que criar uma sucessão de ângulos variados resultaria em uma sensação confortável de escala em cada espaço.
O terreno inclinado tem um desnível semelhante a de um promontório, o que tornava a questão de como colocar o volume no terreno um quesito estrutural de preocupação permanente. Para evitar uma fundação profunda e grande, alocamos cerca de um terço do volume em balanço, reduzindo assim a área de contato com o solo. A estrutura básica é composta de concreto armado desde a fundação até o piso do segundo nível, com madeira acima.
O nível superior, que foi concebido principalmente como área de leitura, tem a mesma dimensão que o nível inferior, mas ao variar a forma dos planos triangulares do telhado, conseguimos manter a continuidade. O cume fica ao redor do centro do volume, enquanto as duas seções finais estreitas descem até o primeiro andar por meio de um mezanino e um vazio. Em última análise, isso cria a impressão de um único telhado cobrindo todo o volume, embora seja dividido em várias seções.
O nome Phase Dance vem em parte da nossa sensação de que o processo contínuo de decidir como responder às várias fases ou aspectos do projeto foi uma dança; em parte da forma em meia-lua do volume, que traz à mente as fases da lua; e em parte porque fomos inspirados pela transparência e velocidade da música de mesmo nome do guitarrista Pat Metheny.