-
Arquitetos: Baukooperative
- Área: 380 m²
- Ano: 2018
-
Fotografias:Michael Glechner
Descrição enviada pela equipe de projeto. O pedido, um salão para festas. Um suplemento ao venerável inventário. O Neuhaus é um pavilhão de vidro cercado por espaços verdes.
O antigo estoque e o canteiro de obras estão rodeados por dois parques. O objetivo: não dê as costas a nenhum parque ou erga uma barreira. Mais uma razão para não optar pela construção tradicional maciça. Queríamos criar homogeneidade com o meio ambiente. Ficou rapidamente claro que um posicionamento paralelo ao antigo prédio não era uma opção para nós. O paralelismo criaria uma barreira e obscureceria o venerável edifício. Adotamos uma abordagem diferente e construímos o novo volume em um ângulo de 90 graus em relação ao antigo. Isso nos permitiu criar uma atmosfera íntima no parque e reforçar a autenticidade do antigo edifício.
Para alguns, talvez muito moderno, mas para o cliente e para nós, o ato de dissolução simboliza a perfeição. Forma uma ligação com o prédio antigo e o meio ambiente ao mesmo tempo. Reflete um senso de equilíbrio em seu desenho. Este ato de dissolução é concretizado pelos painéis de concreto. Para atender aos nossos requisitos arquitetônicos, só poderíamos considerar um sistema de revestimento único feito de concreto.
Os espaços estão inteiramente sujeitos ao vidro criando permeabilidade e abertura ao meio ambiente.
Percebe-se à primeira vista que o arco redondo desempenha um papel importante. Conseguimos usufruir desta grande forma do edifício antigo, pois também representa um elemento de design dominante como os vãos das janelas.
Desconsiderá-lo teria sido fatal em nossa opinião. Isso demonstra a dependência entre o antigo e o novo. Além do local de eventos, o novo prédio com suas instalações sanitárias, depósitos e opções de suprimentos gastronômicos representa a base do antigo volume. Na hora de projetar as peças de mobiliário, flexibilidade e individualidade foram essenciais. Na forma, você encontrará a influência do arco circular novamente. A sua adaptabilidade torna o mobiliário um convidado bem-vindo em todos os eventos.