-
Designers: forte_forte
- Área: 90 m²
- Ano: 2021
-
Fotografias:Danilo Scarpati
Descrição enviada pela equipe de projeto. A nova boutique forte_forte em Cannes é uma caixa mineral iluminada com reflexos marinhos. A linguagem espacial de forte_forte, decorrente do diálogo entre Robert Vattilana e Giada Forte, é um sutil contraponto de elementos, um equilíbrio multissensorial de componentes: materiais, volumes, a identidade do lugar, entendida como um personagem local e genius loci, convergem em uma narrativa sempre única.
Cada nova abertura cria novas possibilidades e variações a um repertório nitidamente eclético, expandindo-o no sinal de uma continuidade iridescente. A boutique de Cannes, localizada no número 27 da Rue du Commandant André, a poucos passos de La Croisette, dentro de um edifício de esquina de simplicidade linear, está imersa na atmosfera ensolarada das férias da Côte d'Azur, absorvendo sua luz viva e brilhante. Três janelas abertas para o exterior, atravessadas como um sinal por um abrigo, criando transparência entre interior e exterior, móveis e ambiente, ativando um jogo de olhares e um diálogo de volumes.
A entrada, na esquina, corta a luz natural, recebendo seu brilho e geometrizando-a. A história é assertiva. Avança em modulações de um único material, expandido em suas possibilidades táteis e iridescências cromáticas. O espaço é na verdade concebido como uma caixa de cores e transparências feitas inteiramente da matéria de pura invenção: um composto a uma base de concreto cinza claro que envolve uma pedra branca com a aparência de cristais de sal brilhantes e cristais profundos cor de verde jade.
Os pisos são cortados a partir desta pedra composta, assim como os revestimentos de parede em altura total, marcados em linhas verticais que dão à pedra branca um brilho especial. O caixa monolítico com gavetas de latão também é feito desta pedra composta. A densidade da história suaviza e paira em um movimento rítmico no teto branco, projetado por raios que fluem em direção à escadaria. O centro da loja é um espaço íntimo que convida à descoberta. A área de exposição é envolvida por uma cortina branca de altura total que cobre parcialmente uma vitrine. Os cabides caligráficos e os espelhos em forma orgânica, feitos de latão, são pontos brilhantes e metálicos no espaço. Uma vitrine de latão colocada na janela e suportada por uma estrutura de latão torneado se envolve em um movimento helicoidal que acompanha o olho nas prateleiras que abrigam os produtos, visíveis tanto de dentro quanto de fora.
Os móveis, todos feitos por artesãos italianos, consistem, entre outras coisas, de cadeiras curvas de madeira revestidas com folha de ouro, com almofadas de couro perfurado. A sensação de intimidade finalmente se consolida nos provadores concebidos como boudoirs, fechados por portas articuladas de latão e divididos por uma cortina móvel que permite a remodelação do espaço. Eles são imaginados como uma caixa dentro da caixa, na qual se experimenta a emoção muito pessoal de vestir.
Por dentro é totalmente revestida com azulejos de cerâmica: um contraste, repentino como a luz do verão, com a mineralidade eclética que domina o espaço, pontuada de grandes plantas que trazem uma presença vegetal na textura visual. Uma escada em espiral com degraus suspensos, localizada atrás do caixa em uma estrutura circular, leva ao primeiro pavimento, onde fica o estoque. O espaço é sonhador e iluminado. Uma leveza inefável e líquida leva uma faixa de sólida permanência.