-
Arquitetos: Kjellander Sjöberg
- Área: 5 m²
- Ano: 2017
-
Fotografias:Max Plunger
Descrição enviada pela equipe de projeto. O Centro de idosos faz parte do quarteirão Skärvet, sendo o ponto de partida de Bäckaslöv, um novo distrito urbano em Växjö, que está sendo desenvolvido ao longo da ferrovia que conecta o centro da cidade ao lago Norra Bergundasjön. O edifício em forma de L marca a primeira fase do projeto e é o marco zero do quarteirão da cidade, oferecendo usos mistos de ocupação em torno de um amplo pátio compartilhado.
Áreas comuns com boas condições de iluminação. A planta baseia-se na disposição de todas os espaços comuns e neutros em um setor central, com áreas privativas localizados em alas respectivas. O núcleo de cada departamento é sala de jantar e estar, um espaço aberto que vai de uma fachada a outra. As grandes janelas e o pé-direito alto proporcionam excelentes condições de luz natural.
Espaços de convivência. As áreas comuns compreendem o salão de festas, o jardim de inverno, a sala de fisioterapia, a estufa na cobertura, com vista para o pátio compartilhado, além da área verde de recreação.
Fachadas animadas. O projeto e a configuração das plantas está fortemente ligado ao processo de construção. A variação na fachada é racionalmente alcançada pela utilização de junções, ao invés de elementos de fachada, sendo combinados em quatro seções de diferentes padrões de azulejos. A composição geral se assemelha a um padrão têxtil ou uma toalha de mesa de crochê. Acessos, janelas e a cobertura são acentuados por placas de metal na cor cobre, adicionando tons mais quentes a fachada. O edifício foi projetado para obter o certificado LEED Platinum e a classificação ambiental de alto nível da Skanska.
Um meio verde inclusivo. A proposta de Kjellander Sjöberg, para toda a área, define um bloco urbano em torno de um grande parque verde, composto pela vegetação e pela floresta existente. Ao colocar os edifícios alinhados com os limites do local, o parque é maximizado, tornando possível preservar os valores do espaço verde. O projeto contém uma rica mistura de formas e instalações habitacionais, com unidades de aluguel, apartamentos próprios, casas para jovens e casas em série, bem como uma escola, residências para idosos e unidades comerciais. A diversidade cria um senso de comunidade e permite um contexto socialmente sustentável por várias gerações.