-
Arquitetos: Branco Cavaleiro Architects
- Área: 890 m²
- Ano: 2012
-
Fotografias:José Campos
-
Fabricantes: Amorim, AutoDesk, Forbo, Sosoares, Viroc, VitrA, Vondom
Descrição enviada pela equipe de projeto. Um novo programa associado à necessidade desta prática desportiva. A localização proposta para este edifício, foi numa área de pinhal no Cabedelo em Viana do Castelo, que é uma zona natural que cobre uma extensa área dunar. A sua implantação, acomoda-se e adequa-se à localização dos pinheiros existentes, numa tentativa de preservar a sua verticalidade, que contribui para a definição da imagem de todo o conjunto construído.
Em resposta ao programa solicitado, propôs-se um edifício suspenso sobre pilares, onde se desenvolvem três alas distintas à volta de um pátio central: uma ala de camaratas, outra ala para serviços e zona de bar e a última, para apoio à prática, que inclui uma sala de formação, um ginásio, balneários e um posto médico.
Estas três alas unem-se a poente, numa zona exterior coberta (hangar), que liga o edifício à zona de praia. Trata-se de uma construção de caráter ecológico, apresentando vários sistemas e soluções técnicas que respeitam o ambiente, entre os quais, um sistema de geotermia, painéis solares, iluminação LED e revestimento em aglomerado negro de cortiça, que envolve todo o edifício incluindo a cobertura.