-
Arquitetos: La Dallman
- Área: 307 m²
- Ano: 2020
-
Fotografias:Kevin Miyazaki
Descrição enviada pela equipe de projeto. Situada ao longo do Lago Michigan em Door County, Wisconsin, a Casa Pavilhão articula seu programa em três volumes interconectados e uni-funcionais, dedicados a descanso, estar e lazer. Cada pavilhão é pontuado por uma abertura zenital descentralizada, que migra de posição dependendo da espacialidade dos pavilhões, inclinando o telhado conforme necessário. Cada abertura fornece iluminação primária para os espaços internos, equilibrando a fonte de luz e criando condições para o melhor funcionamento da ventilação natural.
Evitando o telhado de quatro águas convencional e simétrico, a Casa Pavilhão utiliza uma estrutura de telhado com treliça, que oferece um interior volumétrico mais livre. Cada volume é moldado em relação às suas afinidades naturais, que incluem a paisagem circundante e o programa interno, inclinando-se para a luz, fazendo com que os volumes separados se relacionem uns com os outros e criando centros espaciais sobrepostos e implícitos.
A condição estrutural também produz as linhas nítidas da massa e gera saliências profundas nas janelas para iluminação natural ideal e proteção contra intempéries. As posições e proporções da abertura são ajustadas com os recortes e beirais para maximizar a relação com o exterior e expandir os limites psicológicos da residência, permitindo que esta casa modesta seja amplificada. Armários e bancos de armazenamento são integrados às aberturas para emoldurar os quartos e a paisagem que vai além.
A Casa Pavilhão é uma casa de várias gerações para a família e outros parentes, que aproveitam os verões no Lago Michigan. A família tem raízes antigas em Wisconsin, mas atualmente reside fora do estado. Como resultado, a casa é uma importante oportunidade de encontro para a família permanecer conectada às suas origens do Meio-Oeste dos Estados Unidos. O volume de lazer é um espaço de encontro significativo para a família, pois oferece uma sala multifuncional flexível para pintar, esculpir e fazer projetos de marcenaria, com suas grandes portas operáveis para mover facilmente projetos e equipamentos.
A equipe de projeto foi sensível à criação de uma casa inspirada na tradição vernácula de edifícios com um único programa comumente encontrados em comunidades agrícolas em toda a região, como celeiros, escolas de um cômodo, e galpões. Essas estruturas simples costumam utilizar telhados de duas águas para gerenciar as cargas de neve comuns no lugar. Além disso, o projeto promove o artesanato regional usando exclusivamente mão de obra locais em todos os aspectos do edifício. Em particular, a Casa Pavilhão baseia-se na excelente carpintaria encontrada localmente.