-
Arquitetos: Lineburg Wang
- Área: 350 m²
- Ano: 2019
-
Fotografias:Christopher Frederick Jones
-
Fabricantes: AT Joinery, Artemide, BD Barcelona Design, Delta Light, FE Fabrication, Finlaysons, Lysaght, Oty Light, STQ
Descrição enviada pela equipe de projeto. O projeto está localizado em um lote de esquina nos subúrbios de Brisbane, com 2.200 metros quadrados, e uma grande casa tradicional existente, estilo queenslander, de dois pavimentos, cercada por árvores significativas, uma piscina olímpica, um terraço e uma quadra de tênis. Embora generosos em escala e sem economizar no programa, diversas intervenções ao longo do tempo, resultaram na criação de salas abertas para o exterior, desconectadas de forma isolada. Com uma planta diluída, com quartos profundos e sem perspectivas, os clientes buscavam uma renovação, de forma a privilegiar a vida ao ar livre, adequando-se ao seu estilo de vida social ativo na aposentadoria, e adequado para reunir amigos e familiares confortavelmente em momentos de festa.
Três camadas de paredes foram removidas, de forma a abrir mais os cômodos para o norte, reativando a sala de estar existente. A cozinha e a sala de jantar foram reconfiguradas ao longo do comprimento da face norte do lote, oferecendo uma vista para a piscina e um novo perímetro para o jardim. As alvenarias foram removidas, mas a estrutura das salas existentes permanecem com seu aspecto queenslander característico, acima da altura da porta, mantendo as proporções dos cômodos. As molduras contemporâneas foram inseridas na memória de seu passado e os novos acréscimos, tratados com móveis soltos e distintamente modernos, tecem através da estrutura existente cuidadosamente para não agredir o antigo.
O fechamento obrigatório da piscina, normalmente uma obstrução entre a casa e a piscina, foi ocultado, ao adotar a cerca como composição da casa. A tela metálica de fechamento da piscina foi lançada em torno do projeto, com uma altura total que envolve as fachadas norte e leste, em uma tentativa de capturar e trazer todos os recursos externos para a nova cozinha, sala de estar e de jantar, abertas ao longo do perímetro da casa.
A piscina existente foi reduzida, para dar espaço para a área de lazer lateral, uma churrasqueira e uma lareira, bem como um jardim em seu perímetro e uma generosa sala ao ar livre; todos inseridos no fechamento da piscina. A borda da piscina foi rebaixada, enquanto os espaços adjacentes a ela se elevam, criando uma borda para o jardim, na área anteriormente utilizada para proteção contra quedas. O projeto e a estratégia de planejamento trabalharam juntos, uma linha ambígua de fechamento minimiza a delimitação entre o interior e o exterior, capturando a piscina e o entorno do jardim para integrá-los as salas internas.
A esbeltez da tela de aço e do peitoril é contrastada pela solidez do fechamento de concreto ripado, que leva dos jardins às salas externas elevadas. Os volumes de concreto organizam a entrada secundária - alternando entre os níveis para receber os convidados, e configurar os quartos internos, criando bolsões para uma contemplação silenciosa.
A casa existente é definida pela refinada repetição de detalhes, sombras lineares projetadas por bordados, treliças, ornamentos. Os novos anexos fazem uso dessa repetição tanto na materialidade quanto na planta, já que a repetição espera exalar uma sensação de calma, ao unificar os limites da intervenção. Um cenário organizado para apreciar a desordem natural dos jardins e da paisagem além.