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Arquitetos: pk_iNCEPTiON
- Área: 64 m²
- Ano: 2021
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Fotografias:Yash Katariya, Aashlesha Bhosale, Sagar Bondarde, Neel Bothara
Descrição enviada pela equipe de projeto. Esta história começa há muito tempo com um professor visionário. Ele desenvolveu um método único para ensinar estudantes em situação de vulnerabilidade de uma região rural na Vila Sawarpada, na Índia. Nos últimos 10 anos dois professores ministraram aulas para 40 alunos em uma sala hexagonal. Por falta de recursos, descobriram uma forma de aproveitar as paredes, pisos e até as árvores existentes para suas aulas.
O fundador da `Fundação Shree Saraswati, uma ONG que financia aldeias e escolas, recebeu um pedido deste professor para uma sala de aula adicional com paredes baixas. A abordagem do projeto de arquitetura foi principalmente para se concentrar em fornecer os recursos adequados para a escola, considerando sua forma de aprendizagem, juntamente com a infraestrutura multifuncional para os moradores, pois há uma falta de instalações básicas, como saúde e espaços de reuniões sociais.
Conceito
A ideia inicial era ter um conjunto contínuo de curvas para obter uma parede composta, dispostas em uma configuração que resolvesse as sala de aula internas e as áreas de lazer externas. Essa curva funcionaria como uma lousa sem fim para a escrita. Posteriormente, foi desenvolvida como uma parede única curva em vez de várias pequenas curvas que garantiam a utilização do espaço também para atividades comunitárias. Essa origem também responderia à sala de aula hexagonal existente, fornecendo conectividade e facilidade de movimento.
Um espaço coberto é criado adicionando uma parede paralela à curva que pode acomodar duas salas de aula. Nesta formação é criada uma área de atividade informal que divide e conecta ambas as salas de aula. Isso também ajuda o único professor a estabelecer controle sobre os alunos e ajudá-los a estudar em colaboração, como faziam anteriormente. A adição de pátios semicirculares na sala de aula foi uma resposta para incluir as árvores existentes plantadas pelos alunos nas instalações.
“Primeiro a vida, depois os espaços, depois os edifícios - o contrário nunca funciona" - Jan Gehl
Experiência espacial - para abraçar o estacionamento, uma superfície preta côncava é definida na entrada. A abertura estreita se torna a entrada que o direciona para o playground circular cercado por um pedestal circular conectando a estrutura antiga e a nova. Além disso, uma mudança de nível é criada para incluir um anfiteatro e um palco. A parede preta que envolve o espaço aberto central é cortada em arcos invertidos em algum ponto onde a aldeia e a escola podem interagir uma com a outra. Esses arcos invertidos também se tornam o elemento lúdico para as crianças. As salas de aula são forradas com cobertura metálica que acompanha a curva da parede, complementando os espaços interno e externo. A cor de terracota do telhado se funde com a paisagem circundante.
Dentro ou fora, horizontal ou vertical, sólido ou vazio, borda ou superfície, todos juntos são a tela para a comunidade espalhar a cor de sua vida: espaços de aprendizagem, festivais, oficinas, encontros sociais, campanhas políticas, performances, peças de teatro , cuidados de saúde temporários e muito mais, daí o nome 'Community Canvas', a Tela da Comunidade.