-
Arquitetos: Colas Durand Architectes, Dietrich | Untertrifaller Architekten
- Área: 9 m²
- Ano: 2018
-
Fotografias:Luc Boegly
Descrição enviada pela equipe de projeto. A Escola Simone Veil em Lamballe, está localizada na Bretanha, França, sendo projetada para 820 alunos e construída principalmente em madeira. O complexo consiste em dois edifícios distintos: um longo paralelepípedo retilíneo repousa sobre uma base suavemente curva, para ecoar a topografia do local e se ajustar à paisagem.
Totalmente envidraçado, o pavimento térreo traz uma sensação de leveza ao edifício. O térreo abriga o hall de entrada, o parque infantil coberto, os espaços educativos, uma sala polivalente e o refeitório. Nas fachadas voltadas para sudeste e noroeste, brises de madeira, verticais e horizontais controlam a quantidade de luz que entra nos dois pavimentos. Os brises aumentam a espessura da fachada e sua forma proporciona movimento ao edifício linear.
No interior, um átrio com pé direito triplo fornece luz natural à área de circulação e às salas de aula, criando um contraste com a natureza compacta do edifício.
A construção é composta por concreto no térreo para garantir a robustez das instalações utilizadas por todos, com elementos pré-fabricados para as chapas de madeira (madeira laminada cruzada) nos pavimentos superiores. O projeto respeita o meio ambiente, ao utilizar materiais locais não tratados, que ajudam o edifício a se adaptar ao seu entorno e também garantem a durabilidade da construção.
As escolas na França têm geralmente período integral. Pela manhã, os alunos se reúnem no pátio coberto da escola e vão coletivamente para as salas de aula. Áreas de acesso generosas e iluminadas para comunicação e acomodação dos usuários são muito importantes. A Escola em Lamballe, possibilitou a implementação de um programa espacial altamente padronizado das escolas francesas, sem restringir a generosidade do espaço.