-
Arquitetos: AZUSA SEKKEI, Kengo Kuma & Associates, Taisei Corporation
- Área: 192000 m²
- Ano: 2019
Estádio com influências japonesas, misturando-se com a floresta do Santuário Meiji - O exterior do novo Estádio Nacional integra a linguagem japonesa com "beirais" de várias camadas. Os beirais são um componente da arquitetura tradicional japonesa, uma estrutura estabelecida enraizada no clima japonês. Eles contribuem para a criação de uma arquitetura bem integrada ao meio ambiente, bloqueando a luz solar e trazendo uma brisa agradável para as arquibancadas.
Além disso, buscando se misturar com a rica vegetação do Jardim Externo do Santuário Meiji, o gabarito do estádio é minimizado e os beirais são cobertos com espécies nativas. O grande telhado plano está em balanço e é composto por armações com cerca de 60 m de comprimento, feitas de madeira e aço. Este estádio de classe mundial combina tradição, clima e tecnologia japoneses.
Conforto térmico para as arquibancadas com a utilização do vento - Os "grandes beirais do vento" (Kaze no Obisashi) melhoram o ambiente térmico das arquibancadas e do campo, trazendo o vento sazonal de maneira eficaz, enquanto removem o calor e a umidade de dentro do estádio por cima. O espaçamento entre as treliças nos beirais varia de acordo com a direção da edificação. O lado sul-sudeste é mais estreito para captar a brisa de verão e direcioná-la para as arquibancadas, enquanto o lado norte é mais largo para desviar o vento no inverno e direcioná-lo para dentro do telhado.
Buscando desempenho estrutural e trabalhabilidade - Para alcançar uma otimização na qualidade e durabilidade dentro do período de construção limitado, a cobertura em balanço e as arquibancadas foram construídas em uma estrutura de aço simples, e repetidas na direção circunferencial. Os materiais pré-fabricados foram muito usados para a fundação e os assentos dos espectadores. Empregando uma estrutura de amortecimento de primeiro andar, o nível inferior tem amortecedores de óleo e absorve com eficácia a energia dos tremores terrestres.