-
Arquitetos: Estúdio BRA Arquitetura
- Área: 170 m²
- Ano: 2020
-
Fotografias:Maíra Acayaba
-
Fabricantes: Cremme, Deca, GRAPHISOFT, Lumini, Marcenaria OP Villas Boas, Pedras Armani, Portobello, REKA, estudiobola
Descrição enviada pela equipe de projeto. A reforma se deu para transformar um apartamento antigo em lar para um casal e sua filha. Foram feitas adequações à compartimentação antiga que não atendia às demandas da nova família que passaria a ocupar o apartamento de 167,00 m², em São Paulo. Por se tratar de uma situação em que temos um apartamento por andar a entrada de luz foi incentivada com a remoção de algumas paredes e a circulação de ar melhorada por meio da ventilação cruzada que essas modificações geraram. A antiga copa foi demolida para dar espaço a uma nova ilha que criou no novo espaço a possibilidade do ‘cozinhar social’ com amigos.
Além disso, um lavabo que ficava ao centro da planta foi demolido e em seu lugar surgiu um jardim que recepciona os visitantes logo que entram no espaço. Para que a casa não ficasse sem lavabo, um banheiro existente foi remodelado e cedeu parte de seu espaço para a criação desse novo lavabo que saiu do centro da área social e ficou ao lado do novo escritório da família. Por fim, o dormitório de empregados foi demolido e em seu lugar passou a existir uma despensa. A diferenciação entre o estar social e o cozinhar social é feita por meio do forro em madeira inclinado que cobre ilha e jardim.
Um painel em madeira divide a área social dos dormitórios, cozinha, lavanderia e despensa. Esse painel mimetiza a porta de entrada, porta de acesso aos dormitórios, porta dos quadros elétricos e armários que dão apoio à ilha, revelando-se apenas na forma de uma janela redonda que marca a posição da porta da cozinha.
A área social cresceu com a inclusão da antiga copa e também com a integração da varanda que ficava segregada antes da reforma. Com isso ficamos com bom espaço para as salas de estar, tv, jantar e a ilha. Os dormitórios receberam revestimentos, claros e camas baixas, assim a sensação de amplitude foi reforçada. Além disso, o forro curvo orienta o olhar para a cabeceira em mármore carrara gióia no dormitório de casal. O dormitório da filha recebeu pintura em tinta mineral e forro em madeira.