-
Arquitetos: Alexander Janowsky, Dietrich | Untertrifaller Architekten
- Área: 335 m²
- Ano: 2018
-
Fotografias:Marc Lins
-
Fabricantes: Claus Schwarzmann, Georg Bechter Licht, Laufen, Tischler Kirchberger, Vola
Descrição enviada pela equipe de projeto. O terreno único da casa em uma encosta íngreme nos arredores de Viena cativa com uma vista panorâmica fantástica sobre vinhedos e montanhas locais até o Danúbio. Com isto em mente, nós e o cliente perseguimos o objetivo de trazer este cenário para dentro da casa e torná-lo uma experiência tangível. Uma viga envidraçada de 36 metros de comprimento com uma estrutura externa de aço cinza grafite flutua em balanço a 12 metros acima da base maciça livremente. No lado da rua, a garagem com depósito e salas técnicas é inserida na encosta.
Uma escada e um elevador dão acesso aos três andares. Tomando as escadas, a saliência do pavimento superior forma uma área de entrada coberta e convidativa que também pode ser usada como um terraço. No nível do jardim da base, um salão com grande pé direito dá as boas-vindas aos visitantes, com os quartos de hóspedes inferiores e das crianças, além de instalações sanitárias e uma sala de serviço. Um único lance de escadas leva do primeiro andar para a ala de vidro.
Esse lance também separa a área de estar-jantar-cozinha aberta com lareira dos ambientes privados como a biblioteca, dormitório principal, banheiro incluindo uma banheira independente com vista para o verde, e sauna. Os eixos visuais de uma extremidade da planta para a outra realçam a impressão generosa e aberta. A partir da sala íntima na parte de trás, você entra diretamente no jardim-terraço com uma piscina. Na frente, o terraço coberto com uma balaustrada de vidro convida a desfrutar da maravilhosa vista. O embasamento de concreto é articulado por janelas uniformemente pontuadas, cuja altura acompanha a inclinação.
Paredes de concreto aparente reforçam a impressão robusta do primeiro andar, sobre a qual repousa a graciosa construção do piso superior. Em contraste com a fachada de aço transparente e vidro da estrutura, o interior é completamente revestido em carvalho, como uma caixa de madeira. Apesar do envidraçamento, isto cria uma atmosfera quente e uma sensação de segurança sem perturbar a conexão direta com a natureza ao redor. O resultado é uma construção moderna, cúbica e de alto padrão arquitetônico, que se aproveita da difícil inclinação de seu terreno. Autoconfiante, com linhas claras e quase rigorosas, a casa demarca a si própria e a paisagem circundante.