-
Arquitetos: Shatotto
- Ano: 2015
-
Fotografias:Maruf Raihan, Rafiq Azam
Descrição enviada pela equipe de projeto. A casa unifamiliar de 3 andares com varandas e toldos é visível no meio do verde abundante que representou um desafio e uma oportunidade ao mesmo tempo. A fachada oeste da residência está voltada para uma vasta extensão de terras agrícolas com uma árvore Chatim (Alstonia Scholaris) encontrando os olhos do observador.
A entrada tem uma base inicial (dawa) inspirada nas casas tradicionais de Bangladesh. Há uma passarela em túnel aberto observando um corpo d'água e emoldurando a extensão verde que se funde com o gramado da casa. O horizonte pode ser visto a oeste desta área de recepção. O térreo abriga a sala de estar e jantar. O vento sudoeste flui para o espaço de jantar com ventilação cruzada, onde o vento sudeste também flui desde o pátio até a escada com patamar de vidro. O espaço de estar se abre para um deck de madeira com vista para um mar de vegetação.
No primeiro andar estão os quartos e a sala de estar da família. O dormitório principal se abre para um pátio verde que também é acessível a partir da biblioteca. O quarto de hóspedes está situado no segundo andar, juntamente com uma sala de música. Existe um corpo de água que conduz a este quarto. A sala de música / salão familiar celebram o corpo d'água ao sul, o pôr do sol a oeste e o gramado ao norte. A residência foi construída com uma combinação de concreto aparente. Assim, um efeito especial é desenvolvido para relacionar o clima regional com a necessidade de uma estrutura resistente à terremotos.
O limite oeste feito com uma estrutura metálica porosa conecta visualmente a residência com as terras agrícolas. A maior parte das árvores ramificadas, incluindo a amendoeira indiana e a Albizia Saman, fornecem sombra e proteção. A paisagem parece estar viva com cores, tonalidades e fragrâncias em constante mudança. Na verdade, é um luxo entregar-se à configuração da natureza a partir dos enquadramentos pitorescos da residência.