-
Arquitetos: Natureza Urbana
- Área: 6693 m²
- Ano: 2020
-
Fotografias:Meireles Junior
Descrição enviada pela equipe de projeto. O projeto “Praça da Saudade”, realizado pelo escritório de arquitetura Natureza Urbana com a participação da Hproj Planejamento e Projetos, faz parte de um programa de revitalização do Centro Histórico de São Luís, capital do Maranhão, com financiamento do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). Os arquitetos responsáveis pelo projeto foram Manoela Machado e Pedro Lira, sócios do escritório. Em um processo participativo, a população expressou suas demandas e participou da coleta de informações e sugestões por meio da realização de oficinas interativas.
Equipes de assistentes sociais cadastraram os comerciantes de modo a garantir que suas atividades fossem contempladas pelos novos espaços, tanto em quiosques ou pequenas bancas quanto em veículos adaptados como bike foods, ideais para vendedores ambulantes. Na Praça da Saudade, anteriormente ocupada de forma irregular e profundamente degradada, havia pouco uso como local de encontro e lazer. A área fica ao lado de um cemitério, daí seu nome, e era marcada pela venda de flores desprovida de estruturas de apoio. A Natureza Urbana propôs um projeto que conferiu unidade, organização e melhor utilização da área livre existente, além de viabilizar a integração de equipamentos locais como bancas de alimentos, de publicações, como jornais e revistas, e ponto de táxi.
Antes caracterizada por um grande cimentado e carente de verde, a praça ganhou morrotes para ampliar a vegetação, arquibancada em alvenaria e espaço para floristas, que agora atendem aos visitantes do cemitério com mais estrutura. Foram criadas coberturas de madeira lamelada colada, proveniente de reflorestamento. Tanto nos elementos de cobertura quanto no restante do espaço, há uma estética fluída, referência estética aos Lençóis Maranhenses.