-
Arquitetos: Salgado E Liñares Arquitectos
- Área: 545 m²
- Ano: 2019
-
Fotografias:Héctor Santos-Díez, Roi Alonso
-
Fabricantes: Tente Construcciones Modulares
Descrição enviada pela equipe de projeto. O cliente nos pediu uma intervenção hoteleira singular no Lugar de Albeida, no belo vértice e início do estuário de Muros e Noia: nove alojamentos independentes e novos que deveriam complementar a reforma de quatro construções tradicionais, além de recuperar e valorizar um espaço humanizado, com um belo espigueiro e paredes de alvenaria que delineiam de forma doce o território, embora agora já colonizado por um grande número de árvores caducifólias.
A potente história dos edifícios tradicionais, que até ontem eram a residência e estúdio de gravação de um músico que compôs algumas das linhas mais relevantes da música contemporânea na Galiza, assim como o cuidado e a conservação, tanto da rica vegetação, quanto do território construído, orientaram e enriqueceram a abordagem do projeto em de vários níveis de aproximação.
O primeiro nível, o mais global, foi abordado a partir do corte, que nos fornece os primeiros pontos de interesse do projeto, com o objetivo de manter a intimidade de cada construção, mas sem renunciar à vista através dos galhos das árvores, com a foz do rio Tambre em primeiro plano, e a cidade de Noia que um pouco mais adiante tem vista para o estuário, quase em seu ápice, e ao fundo as montanhas de Barbanza, como um plano de fundo.
No segundo nível, a abordagem continua com a definição exata dos novos edifícios, sua localização precisa, a pesquisa sobre o mundo vegetal com o qual irão coexistir, mas também sobre as pré-existências tradicionais com as quais irão dialogar.
As estruturas leves de madeira apoiam na terra, evitando as raízes das árvores, com as quais elas se misturam naturalmente. As alturas das plataformas, as rotas de acesso e as chegadas são especificadas. Os limites arbitrários são apagados e tudo flui em uma conversa cordial, pois o natural e o artificial estabelecem um diálogo que se apoia no passado, se assenta no presente e se projeta para o futuro.
Finalmente, a definição precisa das soluções construtivas evoca uma cadeia de relações: as estruturas de madeira fornecem um sistema no qual cada nova etapa é de alguma forma antecipada na anterior, nas diferentes escalas de intervenção, onde tanto as estruturas de apoio como os detalhes do mobiliário são resolvidos. Como se fosse um pentagrama, as diferentes melodias se referem a variações sobre um tema principal, em homenagem às harpas mais famosas do mundo, que durante tantos anos encheram este belo lugar de harmonia.
Uma ordem musical que é mantida e que determina os acabamentos e as proporções. Música, passado, presente e já veremos.