-
Arquitetos: H&P Architects
- Área: 510 m²
- Ano: 2021
-
Fotografias:Le Minh Hoang
-
Fabricantes: Viglacera
Descrição enviada pela equipe de projeto. A arquitetura pode ser, em certo sentido, análoga a uma árvore com seus galhos e folhas que se entrelaçam e se espalham, formando várias camadas para uso; também pode significar metaforicamente níveis espaciais que oferecem ambientes em diferentes alturas como em uma caverna dos homens pré-históricos.
O espaço Ngói é criado na perspectiva de unir estes 2 abrigos primitivos (a árvore e a caverna), com reminiscências de uma grande cobertura como a de uma casa comunal ou de uma casa Rong - um espaço comunitário aberto que existe por muito tempo.
Ao fazer um telhado, a telha se apresenta como opção natural, pois é um material familiar para a maioria dos vietnamitas, mas usado de forma incomum (como paredes, cortinas) em um espaço extraordinário para produzir um efeito especial diferente (em relação à aparência, sentido de espaço e micro -qualidade do clima). O espaço Ngói abriga cafés (espaço inferior + cobertura), salas de seminários e exposições (nível intermédio) para oferecer um destino acolhedor, uma cobertura comum inspiradora.
A rápida urbanização em curso e o aumento da população têm gerado uma grande demanda por mais áreas residenciais em todo o país. Muitas casas antigas térreas com telhado de telha cerâmica foram demolidas / removidas e as telhas ainda são consideradas resíduos de construção, não sendo reaproveitadas.
O espaço Ngói foi criado como uma solução inspiradora para reaproveitar essas peças cheias de memória. Em uma escala maior, orienta os usuários para um amanhã sustentável, na perspectiva de voltar ao passado para reconhecer e redescobrir os valores centrais e ocultos do espaço original e usar esses valores para criar espaços do futuro.