Descrição enviada pela equipe de projeto. Depois do terremoto de 2017, que afetou a parte central do México, surgiram iniciativas como a Reconstruir México, cujo objetivo era conseguir uma reconstrução consciente e efetiva das áreas comprometidas. Para isso, foram convocados 50 escritórios de arquitetura que se encarregariam de atender famílias em situação de vulnerabilidade. O projeto financiado por # LoveArmyMéxico e com o apoio de diferentes instituições como a Fundación Origen, ¡Échale! a tu Casa, Fideicomiso Fuerza México e PienZa Sostenible entregariam uma casa de 45m2 para cada uma das famílias afetadas.
Para começar a projetar as casas, as equipes visitaram as famílias designadas para conhecê-las e descobrir as necessidades específicas de cada um dos membros. No nosso caso, o projeto seria para Axel, um menino de 8 anos que morava com os avôs.
No terreno dos avôs de Axel vivem também as famílias de suas outras duas filhas. A casa de Axel seria construída na parte de trás do lote, que possui uma diferença de altura considerável em relação à frente do terreno, onde moram atualmente as 3 famílias.
A avó de Axel, cujo trabalho diário consiste em limpar espinhos de cactos, pediu que criássemos algum espaço ao ar livre que fosse diretamente relacionado com a cozinha. Outra exigência era incorporar um terceiro quarto para acomodar outro membro da família em caso de necessidade.
Buscando manter um orçamento reduzido, as casas deveriam ser construídas com o mesmo bloco doado pelas entidades e deveriam ter metragem não superior a 45m2.
Para criar a sensação de amplitude no espaço reduzido, o projeto é configurado por uma série de reforços e paredes que, enquadrando determinados visuais ao longo do percurso diário, proporcionam uma profundidade que vai além dos limites construídos. Embora a planta da casa seja simples, um quadrado de 7 metros de cada lado com um pequeno pátio central, a utilização das referidas paredes permite evitar uma leitura simples e direta do espaço interior, conferindo um carácter de surpresa à proposta.
Os 3 quartos estão dispostos na parte posterior da casa e estão voltados para a área mais arborizada do terreno, enquanto a cozinha e o pequeno pátio central, que serve de local de trabalho para a avó de Axel, ficam na frente do projeto e possuem vistas privilegiadas.