-
Arquitetos: SAA Arquitectura + Territorio
- Área: 118 m²
-
Fotografias:Esteban Arteaga, María Astaburuaga
-
Fabricantes: Arauco, WoodArch
Descrição enviada pela equipe de projeto. Este projeto consiste em construir um abrigo na montanha para o Refugios Australes, em um terreno dentro de uma floresta antiga com vegetação muito alta, imerso na cidade de Malalcahuello, próximo ao centro de Esqui Corralco, região de Araucanía, no sul do Chile.
O abrigo construído inteiramente por carpinteiros locais, foi totalmente desenhado em madeira considerando as condições remotas da sua localização e as dificuldades de construção.
O partido geral foi definido a partir de uma primeira visita ao local, na qual foram verificadas as propriedades espaciais da floresta. Uma alta densidade de árvores com uma altura média de mais de 40 metros. O refúgio propõe um distanciamento do solo, elevando-se 40 cm do ponto mais alto de sua localização.
O projeto está organizado em duas áreas, a sala de estar junto à entrada, e os quartos e banheiros. Entre eles e como espaço intermediário de comunicação com o exterior, um corredor transparente liga o terraço virado para a mata a norte, onde se consolida um espaço protegido do vento através de uma lareira exterior.
A casa oferece uma fachada sul muito fechada e baixa, enquanto que a norte o telhado é projetado para o céu garantindo gerenciamento da luz natural, que é realçada por meio de uma grande viga de 150 centímetros de altura, que funciona como uma fenda horizontal de luz e percorre todo o comprimento da casa.
Com o objetivo de proteger a superfície impermeável do telhado dos golpes, quebras e perfurações que poderiam ser causados pela queda de grandes galhos durante o inverno, foi definida uma estrutura de madeira que fica exposta. Essa decisão resulta em uma imagem que se relaciona cromaticamente com o local, destacando a expressão natural do material e definindo sua presença no meio da floresta como mais uma unidade.