-
Arquitetos: Diogo Mega Architects
- Área: 520 m²
- Ano: 2021
-
Fotografias:Francisco Nogueira
Descrição enviada pela equipe de projeto. A nova casa de férias de luxo do Pico recupera a antiga destilaria que lhe dá nome, e que tem uma nova vida pelas mãos de Benedita Branco. Fica na zona do Cabrito, na Paisagem da Cultura da Vinha da Ilha do Pico, nos Açores, um sítio classificado pela UNESCO desde 2004.
O surgimento desta destilaria está ainda envolto em mistério. Sabe-se que foi construída por um padre, segundo as contas dos antigos proprietários, por volta de 1820.
A Proposta Arquitectônica tem como finalidade a conservação da natureza, a qualidade ambiental e a salvaguarda do património construído histórico-cultural e identidade local. A recuperação total do edifício teve em consideração a tradição construtiva da Ilha do Pico nos Acores e a nova proposta mantém as paredes existentes em pedra e tem ainda como conceito o Plano de Ordenamento da Paisagem Protegida da Cultura da Vinha da Ilha do Pico.
A Adega do Fogo funciona como uma casa de férias de segmento 5 *, que pode ser utilizada por famílias ou grupos de amigos que queiram desfrutar da propriedade como um todo.
Os elementos decorativos, convidam à contemplação e à viagem no tempo, com mobiliário feito à medida, com madeira de castanho maciça. A recuperação das vigas do tecto, as pedras das janelas e o chão de madeira conferem ao espaço características únicas que reavivam a herança do lugar. As paredes brancas recortadas pelo negro da pedra da construção original vão-nos recordando o ADN e a história da antiga destilaria, e do sítio onde se encontra.
No exterior, a intenção foi a mesma: diferentes zonas permitem usufruir da propriedade ao longo de todo o dia, com espaços preparados para diversos momentos: da piscina com vista para o Pico à mesa instalada sob as árvores junto do forno a lenha, passado ainda pela zona lounge sob o telheiro ao lado da cozinha, com vista para os jardins onde figueiras crescem por entre muros erguidos com pedra vulcânica, são vários os espaços para se usufruir de longos e prazerosos momentos de ócio.
Também nas várias áreas outdoor o mobiliário é simples, em madeira, onde a vista e o conforto imperam. Um pouco por todo o lado há plantas reabilitadas por Silvina Maria, mãe de Benedita, que as salvou de vários pontos da ilha onde estavam em risco, e lhes deu uma nova casa.
O QUE É?
Uma casa de férias construída numa antiga destilaria, numa propriedade de 4500m2. Recupera um edifício que se estima ter 200 anos e as suas tradições, e é uma viagem pela história, sabores e costumes da ilha.
6 quartos
1 destilaria
1 sala de jantar
1 infinity pool
1 sauna
1 forno a lenha com churrasqueira
Serviço de massagens no quarto e no exterior com vista para o Pico