-
Arquitetos: Nikken Sekkei
- Área: 1243 m²
- Ano: 2019
-
Fotografias:Nacasa & Partners
Descrição enviada pela equipe de projeto. Com uma história de mais de 160 anos, IHI é o principal conglomerado da indústria pesada do Japão. Para responder rapidamente às necessidades complexas e mutáveis da sociedade e de seus clientes, a IHI precisava criar uma “base” para o desenvolvimento de novos negócios com seus parceiros, utilizando seus recursos tecnológicos avançados.
O planejamento começou com a descoberta da singularidade de IHI. Grande parte do período de planejamento foi gasto em diálogos com o pessoal do IHI e incluiu observação atenta das atividades diárias dos engenheiros, entrevistas com todos os executivos, trabalho de campo em instalações semelhantes e uma ampla gama de workshops, a fim de identificar questões específicas e definir metas claras. Como resultado, várias funções, características e ambientes necessários para o projeto foram identificados.
Uma variedade de elementos era necessária para a instalação. Um formato de planta horizontal de 14m x 75m foi utilizado para coincidir com o processo de inovação, enquanto um ambiente em "camadas" permitiu que diferentes funções do espaço fossem dispostas lado a lado. Espaços públicos para conectar pessoas e informações dentro e fora da empresa foram organizados, assim como espaços privados para equipes de start-up e pesquisadores individuais.
Em seguida, todo o espaço foi propositalmente feito para impedir "sobreposições" posteriores. Isso significa que pisos, paredes, tetos, sinalização, base e revestimentos foram deixados com acabamentos “ásperos”. Em vez de uma instalação de uso único, resistente a manchas e organizada, o espaço foi projetado para ser trabalhado sem hesitação, como um jardim pessoal, pronto para ser organizado de acordo com a vontade de desenvolver novas ideias.
Ao incorporar produtos da indústria de manufatura em grande escala, como vigas "H" ao espaço, uma "cena do cotidiano" em miniatura foi criada para tornar mais fácil a descoberta de novas perspectivas. Além disso, embora a instalação seja tecnicamente um design de interiores, é considerada um espaço exterior; graças às escalas arquitetônica e de engenharia civil, um ambiente aberto como um parque ou cidade ganha forma e vai muito além da escala interna convencional. O design do espaço do Centro de Inovação IHI garante que os atos rotineiros de perceber e descobrir tornem-se pontos de partida para a inovação.