-
Arquitetos: DESIGN GROUP COLLABO
- Área: 145 m²
- Ano: 2020
-
Fotografias:Jae Yoon Kim
-
Fabricantes: Eagon
Descrição enviada pela equipe de projeto. O terreno possui vista do campo de golfe ao sul e de uma rua de um conjunto habitacional ao norte, mas é estreito e amplo ao mesmo tempo. O seu formato não é adequado ao contexto, portanto, para trazer a paisagem panorâmica do sul ao interior da casa, optamos por difundir os usos e utilizar paredes e venezianas falsas para emoldurar a paisagem em cada abertura. Elas não apenas enfatizam visualmente a moldura vertical, mas também controlam a quantidade de luz natural que entra no espaço.
Na fachada norte, voltada para a rua residencial, e nas fachadas leste e oeste, voltadas para outros terrenos, decidimos estabelecer um mínimo de aberturas possível. Na parte norte desta arquitetura, o volume é dividido em 3 partes. Esta divisão faz com que a casa evite a monotonia apesar das poucas aberturas. Na parede de frente para a rua, posicionamos uma abertura estreita e larga para bloquear a vista de fora mas permitir a entrada de luz.
A fachada norte tem uma postura fechada para a rua desde o exterior, mas ao passar pela entrada, o morador chega à sala e se depara com uma grande vista horizontalmente aberta do campo de golfe com a escada que também é verticalmente aberta.
Esta mudança visual e espacial confere uma emoção incerta ao morador. A ampla vista panorâmica horizontal do sul traz a paz da natureza e o espaço aberto verticalmente (escada) dá muitas oportunidades para a família se comunicar. Cada vez que o morador sobe e desce as escadas, a mudança da altura de visão interage com diferentes locais e tamanhos das aberturas no espaço da escada, conferindo pequenas, mas diversas experiências visuais.