-
Arquitetos: Dom Architect Studio
- Área: 130 m²
- Ano: 2020
-
Fotografias:Hoang Le
-
Fabricantes: Jotun Paint Vietnam, Panasonic, Thai Lan SCG, Thanh Wood, Xingfa
Descrição enviada pela equipe de projeto. O desejo do cliente era construir um espaço voltado para dentro, escondendo-se da agitação e da rua movimentada do lado de fora, mas ainda se mantendo perto da natureza. Um espaço habitacional independente, com jardins verdes e aquários onde os familiares têm o contato direto com a natureza. O terreno existente possui apenas algumas “árvores” maduras e estas precisam ser mantidas, é uma tarefa importante em nosso processo de pesquisa.
Uma ideia de um espaço multicamadas, espalhando-se de fora para dentro e de dentro para fora vai se formando. Os ambientes são classificados e dispostos em camadas horizontais, a primeira são espaços auxiliares como garagem, banheiro, escadas e pequenos jardins, a garagem agora funciona como um grande beiral frontal para o espaço principal, a segunda camada é a sala de estar que inclui o hall de entrada e cozinha, a terceira é um beiral estendido e a última camada é um jardim com muitas árvores e um pequeno aquário.
Com essa disposição em camadas, que criará uma profundidade espacial, o bloco comum de estar é o centro que se abre para maximizar a ventilação natural através de longas varandas, mas a luz natural indireta que entra no espaço também é moderada, adequada para um espaço residencial. O 2º nível foi projetado para ser minimalista com blocos de dormir e espaço auxiliares, otimizando a área de uso. Estes dois blocos funcionais estão ligados por um sistema de escadas de ferro e a ponte de madeira arejada, luminosa e interessante.
A fachada da casa é cuidadosamente estudada e calculada, já que o clima extremo provoca inundações cada vez mais frequentes, mas ainda deve seguir o regulamento geral da cidade. O espaço da garagem no jardim frontal não é demasiadamente elevado, apenas o suficiente para fácil acesso, com isso, o ambiente principal da casa é elevado e transitado por escadas com poucos degraus, esta solução mantém todo o espaço principal seguro na estação chuvosa, mas ainda harmoniza o interior e o exterior da casa. Além disso, as vistas de dentro para fora e de fora para dentro também são mais interessantes.
O proprietário é fotógrafo, apreciador de matérias-primas e artesanato, por isso, tijolos, madeira natural e concreto aparente são os principais materiais utilizados na construção deste projeto. A casa representa o estilo de vida das pessoas que nela vivem e a jornada de construir e finalizar a obra da forma mais completa e adequada.