-
Arquitetos: SuperLimão
- Área: 310 m²
- Ano: 2021
-
Fotografias:Israel Gollino
Descrição enviada pela equipe de projeto. A residência da década de 90 foi comprada por um casal de clientes que desejava transformá-la em um espaço de contemplação para receber aulas de yoga, além de salas para locação e coworking. Dessa forma, o projeto desenvolvido pelo Superlimão deveria acomodar uma ampla sala para as aulas, área de recepção no térreo, sala para ateliê e coworking no andar superior, além de uma sala para locação na antiga edícula.
A partir destas necessidades, era primordial que a antiga casa com poucas aberturas se tornasse um espaço amplo e iluminado. Foram abertos vãos maiores que permitiram a entrada de luz, filtrada por painéis de juta. O piso cerâmico da área externa deu lugar a um jardim com áreas para relaxamento e, na busca por uma arquitetura que trouxesse calma, foi definida uma paleta mais neutra e aconchegante, com elementos naturais. As paredes claras e com cantos curvos trouxeram ainda mais a sensação de aconchego ao espaço.
A escada, presente na área interna, não permitia a amplitude necessária do espaço para realização das aulas de yoga. Além disso, era necessário isolar o uso do segundo pavimento já que ele seria destinado à locação. Buscando resolver essas demandas, a escada foi reposicionada e se tornou um novo – e importante - elemento da casa e fachada.
Feita em serralheria e com chapa perfurada, a escada ganhou leveza e tornou a fachada mais marcante. Os caixilhos existentes foram substituídos por caixilhos metálicos que criam um interessante desenho quando fechados pelas portas de juta.
Na iluminação indireta, foram criados efeitos de luz sutis para trazer ainda mais aconchego e conforto ao ambiente.