- Área: 800 m²
- Ano: 2017
-
Fotografias:George Messaritakis
-
Fabricantes: Alumil, BRIGHT, Daikin, Otis, Vitrocsa
Descrição enviada pela equipe de projeto. O projeto, um desafio bastante exigente e difícil, consiste em uma grande transformação de uma vila suburbana dos anos 80 em duas maisonettes separadas e de mesmo tamanho. Primeiro, o edifício foi reduzido a seus elementos estruturais, além da remoção de suas fachadas, último andar e telhado.
Devido aos regulamentos de construção existentes, os arquitetos tiveram que se adequar ao perímetro da estrutura pré-existente, bem como ao total das superfícies construídas. Os arquitetos organizaram as duas casas verticalmente, dividindo o novo edifício em duas metades iguais. Esta divisão é delineada por um muro de madeira, que corta o volume cúbico e se estende até o jardim.
Uma parede de 25 cm de espessura de concreto aparente envolve o cubo e serve tanto como reforço para o antigo sistema estrutural quanto como o principal elemento de composição. Prolongando-se da parede de concreto, novos terraços e varandas introduzem múltiplas relações e transições entre espaços interiores e exteriores, uma qualidade que estava totalmente ausente na moradia anterior.
Um sistema de telhados inclinados completa o volume e traz luz para os quartos e seus mezaninos que ocupam o andar superior.