-
Arquitetos: Diseño Norteño
- Área: 175 m²
- Ano: 2016
-
Fotografias:Lorena Darquea
-
Fabricantes: AutoDesk, CASTEL, Dunn Edwards, Expo Stucco, Leviton, Trimble
Descrição enviada pela equipe de projeto. Um terreno resultante de um loteamento ortogonal no cruzamento de duas ruas diagonais gerou um pequeno polígono triangular com pouco interesse comercial. O que para muitos era um resíduo, para nós era um potencial a ser explorado. Inicialmente, essa forma e seu entorno forçaram uma resposta diferente da que existia atualmente nos demais lotes retangulares da região.
A estreita esquina do terreno foi destinada aos veículos permitindo a entrada / saída por qualquer uma das duas ruas. Uma faixa perimetral do térreo, que funciona como estrutura, abraça o pátio e a zona social da casa, que na sua planta aberta se liga ao exterior, aumentando a sua superfície para aproveitar o clima da cidade.
Um volume maior atravessa o terreno longitudinalmente, abrigando as zonas privadas da casa, onde o seu perímetro suporta um vão de 4,5 metros que permite um sistema simples de lajes, assentadas em vigotes e abóbadas. Utilizamos a mesma técnica da maioria dos nossos empreendimentos residenciais, com um programa separado apenas por divisórias levemente estruturadas, gerando praticidade e flexibilidade em seu interior, traduzindo-se em maior vida útil da edificação.
A escada, plano anexado à fachada leste, conecta os volumes internamente para, posteriormente, gerar um espaço de subida, conduzindo à parte superior da casa, configurada como um grande terraço que aproveita ainda mais o espaço limitado pela dimensões do terreno. Por se tratar de um bairro muito mais alto que o nível médio da cidade, este espaço goza de vistas privilegiadas do Oceano Pacífico e do Morro do Colorado, limites geográficos da área metropolitana.
O que mais nos interessa neste projeto é que em um lote de 180m2 foram alcançados 175m2 de construção interior, mas foram gerados 190m2 de área exterior utilizável, mantendo uma escala vertical abaixo das construções vizinhas. O baixo preço deste terreno irregular, bem como a austeridade e contundência do projeto, permitiram um menor custo de venda, facilitando a entrada de um jovem casal neste loteamento, diversificando a faixa etária dos vizinhos e criando uma comunidade mais plural.