-
Arquitetos: STUDIE
- Área: 164 m²
- Ano: 2021
-
Fotografias:Ernest Theofilus
-
Fabricantes: Alexindo, American Standard, In-Lite, Infinity, Panasonic, Roster Beton Indonesia
Descrição enviada pela equipe de projeto. Este projeto trata-se de uma renovação residencial localizada em Tangerang, Indonésia, que tem um clima tropical bastante quente e úmido. O volume existente não atendia às necessidades do cliente, tanto em termos de programa espacial como em termos de linguagem arquitetônica. Vendo isso, criamos um projeto combinando as necessidades dos ocupantes e do próprio edifício, onde a frente está voltada diretamente para o oeste, dessa forma, adicionamos uma nova camada à fachada que visa filtrar a luz. Como o nome do ocupante é DJ, também fizemos a analogia formal como se fossem duas partes separadas entre os lados direito e esquerdo, como um toca-discos.
Usamos muitos materiais brutos no exterior e no interior para diferenciar a intervenção nova do edifício existente e proporcionar satisfação visual aos clientes que são famílias jovens. O material dominante neste projeto é o tijolo, especialmente na fachada. Existem dois tipos de tijolos, os intertravados e os tijolos externos. A técnica de instalação dos tijolos intertravados na fachada possui reforço de ferro como um aglutinante entre as peças para torná-las mais resistentes e possibilitar o espaçamento que forma um plano perfurado permitindo fluxo de ar e sombras interessantes.
A maior dificuldade que enfrentamos foi o processo de explicar o método de desenho ao empreiteiro por ser a sua primeira experiência em um projeto desse gênero. O próximo obstáculo foi sua realização em meio a uma pandemia, o que dificultou o tempo de processamento. Esta renovação não custou muito porque tentamos fazer alterações mínimas na estrutura e nas paredes do volume existente. Assim, o cliente ficou muito satisfeito com o resultado final, pois o objetivo de renovação foi alcançado, alterando a aparência total do edifício e minimizando itens de trabalho.