-
Arquitetos: Biselli Katchborian Arquitetos
- Área: 5318 m²
- Ano: 2020
-
Fotografias:Nelson Kon
Descrição enviada pela equipe de projeto. O escritório Biselli Katchborian Arquitetos assina o retrofit e ampliação da unidade Vila Mascote do Colégio Etapa, um edifício projetado em 1984 pelo arquiteto Paulo Bastos.
Além da busca por novas entradas de luz natural e por maior clareza e visibilidade na comunicação institucional, com o prédio antigo e um novo dentro de um mesmo sistema de cores, a proposta aproveitou o desnível de cerca de 15 metros existente entre a Rua Palestina e a Avenida Mascote para a criação de dois acessos. O Colégio configura-se em 2 blocos, o maior dedicado a salas de aula e laboratórios e o menor dedicado preponderantemente às funções administrativas.
“Levamos o aproveitamento do lote ao máximo permitido pela legislação vigente, acrescentando dois pavimentos ao bloco administrativo. Dessa maneira foi possível acomodar o extenso programa, que vai do ensino infantil ao médio. Neste bloco, de planta quadrada, o vazio central foi ampliado, inundando de luz natural todos os seus pavimentos”, afirma o arquiteto Artur Katchborian, um dos titulares do escritório.
Além da quadra coberta existente, o projeto resultou em mais duas quadras descobertas, reativando o acesso à cobertura do edifício. Destaca-se a importância da atualização da edificação em função de novas regras, especificamente de segurança e acessibilidade: a instalação de elevadores, a reforma das escadas de emergência e diversos outros elementos precisaram ser adaptados.
Tendo o prédio sido projetado como escola, em muitos aspectos o projeto aproveita certas condições. É o caso do pátio coberto, que além de ser um desejável vazio na volumetria, organiza os usos; abaixo, educação infantil com acesso pela Avenida Mascote, acima, ensino fundamental e médio, com acesso pela Rua Palestina.
O acesso dessa rua foi objeto de grande alteração: a área de embarque e desembarque foi ampliada e o acesso ao Colégio ganhou clareza institucional, se dando pelo bloco administrativo, no nível do pátio coberto.
O projeto cromático, que se estende das fachadas aos ambientes internos, incluindo a comunicação visual, unifica os blocos e estabelece a identidade visual da instituição de ensino.