-
Arquitetos: Batlleiroig
- Área: 7608 m²
- Ano: 2020
-
Fotografias:Jordi Surroca
-
Fabricantes: Arribas center SL, Bianchini, Breinco, Cofunco SA, Fundición Dúctil Fábregas SAU, HIERROS ISERTE SA, Perfiles Aragón SA, Projar, Viveros Planas Pubol SL
Descrição enviada pela equipe de projeto. O projeto está localizado em um espaço limítrofe entre municípios, na confluência das serras de Collserola e Marina, em contato com a área natural Rec Comtal e o Besòs. A área do projeto se manteve historicamente em segundo plano para ambos os municípios e se tornou um espaço degradado como resultado do despejo ilegal que ocorreu ao longo dos anos, levando à expropriação do terreno pelos cidadãos. O objetivo é consolidar e melhorar uma passagem de pedestres, atualmente inacessível e insegura, entre os bairros de Vallbona e Can Sant Joan.
O traçado e a inclinação do caminho existente foi ligeiramente regularizado para resolver a falta de relação entre os distritos vizinhos, com um firme compromisso de mobilidade e com uma cidade biofílica: saudável, com menos poluição e acessível às pessoas. A nova passagem, de 175 m de comprimento, tem uma rota com declives suaves para pedestres em um ambiente renaturalizado, que atua como um mirante sobre o Besòs.
O caminho articula a rede de pedestres urbanos com o sistema de espaços livres metropolitano em uma das conexões mais curtas entre Barcelona e Montcada. Com a definição de uma seção padrão e a escolha de uma paleta reduzida de materiais, um projeto complexo é resolvido de uma maneira simples. Ele leva em conta as características do local e é adaptado em cada ponto para manter a vegetação e as encostas existentes da maneira mais respeitosa possível. A esplanada adjacente à praça Primero de Mayo também foi adaptada com árvores frutíferas, criando um portal urbano onde foi instalado um hotel de insetos.
Com o objetivo de gerar um espaço comum entre os dois municípios, a requalificação do lugar foi possível adaptando-se às pré-existências geológicas e morfológicas para aumentar o engajamento dos cidadãos e dos municípios. Três objetivos principais foram estabelecidos para esta nova e recuperada conexão de pedestres.
Conectar as cidades. A consolidação de um pequeno caminho na encosta leste da colina de Vallbona melhora a conectividade da Metrópole, aproximando a natureza dos cidadãos. Apesar da morfologia íngreme do terreno, está sendo construído um caminho acessível que, com o futuro enterramento das linhas ferroviárias, se tornará a única conexão entre Montcada e Barcelona ao longo do rio Besòs.
Respeitar a natureza. A passarela sobre pilotis, como um pontão, mantém a dinâmica do local, favorecendo a passagem da fauna e mantendo a continuidade da água na linha de escoamento natural. O caminho de 2m de largura evita grandes obras de terraplenagem mantendo a topografia do local e respeitando os pinheiros existentes.
Gerenciar as águas pluviais. Em áreas próximas ao tecido urbano onde a topografia é mais favorável, se estabelece um caminho do tipo dique com uma parede de gabião para reter e laminar o escoamento superficial, favorecendo a estabilidade do talude formado por estratos de ardósia altamente desintegrados e despejos ilegais.