-
Arquitetos: Habitable Form
- Área: 186 m²
- Ano: 2019
-
Fotografias:Form Photography & Design
-
Fabricantes: Kebony, Origin BiFolds
Descrição enviada pela equipe de projeto. Harmonizada na orla do pântano salgado de Bohicket Creek, na Ilha Johns, uma casa foi construída para uma jovem família. Como um casal de construtores e arquitetos com um orçamento restrito, todas as decisões tiveram de ser tomadas com base na utilidade. Métodos de construção simples e crus foram usados com materiais feitos para durar e resistir às duras condições do litoral sul. Os clientes puderam encontrar muita inspiração ao seu redor nas estruturas utilitárias de docas de barcos e estruturas agrícolas na Ilha Johns.
Situada no microclima próximo à linha crítica nas margens do pântano em Bohicket Creek, há um bom acesso à brisa e à sombra fornecida pela copa das árvores. A profundidade de uma única sala foi escolhida como uma estratégia para impulsionar a ventilação cruzada através do edifício, que é aprimorada com o efeito Venturi, fornecendo pequenas aberturas no lado a sotavento e grandes no lado a barlavento. Com o longo eixo ligeiramente fora do alinhamento leste-oeste, o sol forte no sul-sudoeste é direcionado ao lado mais curto, diminuindo o ganho de calor. O lado sul e o telhado são revestidos com aço galvanizado, um material de baixa emissão, reduzindo ainda mais a absorção de calor.
A forma da casa flutua acima do solo da floresta para permitir que os padrões naturais de drenagem e a ecologia sejam mantidos minimamente perturbados. Um bosque de carvalho linear divide a propriedade longitudinalmente, e a estreita forma de casa foi concebida entre duas árvores para não interromper o bosque. Até as árvores mortas foram salvas no processo de construção, proporcionando vistas esculpidas e um rico habitat para a vida selvagem. Vinte e nove estacas marcam o local na terra, totalizando um impacto físico de apenas cerca de aproximadamente 5,5 metros quadrados (60 pés quadrados).
A forma linear divide a transição sutil entre o habitat do pântano e a floresta. Essa dicotomia é intensificada pelos interiores dos quartos individuais, que oferecem vista para o pântano e a floresta em todos os quartos. Uma planta baixa compacta e eficiente divide a casa em duas, com as crianças de um lado e os pais do outro, com um espaço central social interno e externo. A casa é adaptável à energia solar e foi projetada para atingir a neutralidade na emissão de carbono com o uso de ventilação natural, luz natural e um revestimento altamente isolante.
A pele de madeira é feita a partir de pinheiro florestado de forma sustentável com um ciclo de crescimento curto. O pinho é impregnado com um líquido de base biológica que altera as células dentro da madeira conferindo-lhe as propriedades de desempenho de uma madeira nobre premium, resistente ao apodrecimento e pragas, com dureza e estabilidade dimensional aumentadas. Se não for tratada, a madeira desenvolverá um brilho prateado combinando ainda mais a casa com o ambiente natural.
A casa está implantada para a previsão da NASA de aumento do nível do mar de cerca de um metro em cem anos. Estacas de madeira foram usadas para resistir à liquefação no caso de um terremoto e para fornecer impacto mínimo à ecologia. A Casa Bohicket oferece um design integrado que proporciona uma solidão natural para uma jovem família e atende às necessidades complexas da frente do pântano na região baixa.