- Área: 180 m²
- Ano: 2014
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Fotografias:George Messaritakis
Descrição enviada pela equipe de projeto. Situada perto da Ilha Chora de Folegandros, esta casa de veraneio foi construída em uma encosta íngreme que se abre para a vista para o Mar Egeu. O edifício se divide em volumes menores para responder ao contexto do assentamento histórico adjacente, que é caracterizado por estruturas cúbicas de pequena escala. Os quatro volumes da casa acomodam, respectivamente, as unidades programáticas distintas da sala de estar, cozinha, quarto e casa de hóspedes.
Os espaços entre esses volumes monolíticos criam uma rede de limiares, espaços externos e semi-externos. Uma varanda de madeira, que parte da entrada e desenvolve-se como prolongamento da sala, está suspensa sobre o terreno rochoso, apontando para a vista nordeste da ilha. Da mesma forma, entre a cozinha e a sala de estar é criado um espaço de transição que se abre para o oeste e introduz um espaço para comer e se reunir.
O desenho e a disposição da paisagem envolvente visam ter o menor impacto possível sobre o terreno e o meio ambiente. Uma rampa lisa organiza a descida do nível da rua até a casa, o que leva a uma pequena praça e um hall de entrada, que os volumes construídos circundantes protegem dos fortes ventos do Egeu.
A necessidade de organizar os espaços exteriores protegidos do vento levou à introdução de uma série de microespaços, zonas de estar e recantos, como o a sala de refeições exterior, a oeste do volume da cozinha. No projeto, paredes de pedra mais altas, atingem esses objetivos e auxiliam na busca por um melhor desempenho ambiental. Estruturas semelhantes, altas paredes de pedra seca, podem ser encontradas em toda a ilha e faziam parte de métodos antigos para proteger árvores frutíferas sensíveis e para aumentar seus níveis de umidade.
Os materiais utilizados foram escolhidos em função da sua durabilidade às condições climáticas particularmente adversas e da sua capacidade de adaptação à paisagem da melhor forma possível. Uma pedra cinza local foi usada, enquanto o concreto sem gesso e sem pintura definiu os elementos secundários. No geral, os volumes parecem ter nascido de solo natural. Os elementos de madeira são pintados em verde oliva, realçando ainda mais a integração da arquitetura na paisagem. Devido à sua localização, o projeto é visível da estrada principal da ilha. Portanto, o tratamento da "quinta fachada" da casa, ou seja, seu telhado, tornou-se de particular importância. Todos os terraços planos são cobertos com telhas, unificando os volumes com as pedras e a vegetação local.