-
Arquitetos: Todot Architects and Partners
- Área: 296 m²
- Ano: 2020
-
Fotografias:Jinbo Choi
-
Fabricantes: Canada Wood Group, Eagon
Descrição enviada pela equipe de projeto. O cliente queria construir uma casa para sua família, uma livraria e uma pousada como abrigo espiritual para as crianças em um local paisagístico com o lago Pyeongtaek ao fundo. Parecia que o cliente, que dirigia um cursinho, ficava enojado com a maneira como empurrava os jovens para um campo de batalha da vida adulta e sempre achava que estava se desgastando. Consolado e recompensado pela leitura de livros com as crianças, ele decidiu realizar seu sonho de encerrar a vida urbana competitiva, trabalhar em coisas mais significativas e viver com saúde.
Com a decisão de ter um local para morar e um local para trabalhar em um mesmo lugar, foi necessário esclarecer a relação e as características da casa e da livraria. A função convencional da livraria é vender livros, mas decidimos focar na promoção de um ambiente adequado de leitura para e com crianças, o que, para o cliente, era mais significativo. Ao conceber a casa junto à livraria, era importante garantir que o quotidiano da família não fosse interrompido pelos visitantes da livraria.
Portanto, a casa e a livraria foram dispostas em posições com distância apenas suficiente para que pudessem servir como complementares uma da outra. Orientamos a casa e a livraria em uma direção voltada para o lago, um poderoso elemento natural, e a casa foi projetada na parte de trás do terreno para minimizar a vista da livraria em direção à casa. Os dois edifícios individuais com estruturas de madeira têm formas claramente diferentes. A livraria termina com telhado de duas águas e chapas de metal branco, arquétipos de uma casa. A casa, por outro lado, é uma reminiscência de estantes cheias de livros devido à disposição regular das janelas e paredes salientes. O acabamento em madeira da casa cria um claro contraste entre os dois edifícios.
A intenção do projeto da livraria, que lembra uma casa, é proporcionar aos visitantes adultos ou crianças o conforto de uma casa e ter espaços com vários pés-direitos no interior. Além disso, outro aspecto foi criar a sensação de olhar para uma imagem refletida da casa ao olhar para a livraria. As janelas que se estendem do teto às paredes criam aberturas na longa empena e se relacionam ativamente com o exterior. O acabamento interno pretende obscurecer a distinção entre o interior e o exterior, ligando-se naturalmente ao ambiente exterior. Esperávamos que as crianças corressem e lessem livros sem distinguir o interior do exterior.
Através das janelas regularmente dispostas da casa, a família compartilha as várias cenas sazonais do lago e do pântano de todos os lugares da casa. Observando a livraria sobreposta no cenário, esperávamos que a casa lembrasse uma aldeia e não uma casa isolada.