-
Arquitetos: Vertebral
- Ano: 2021
-
Fotografias:Ricardo de la Concha
El Terreno é uma horta comunitária e centro educacional construído exclusivamente com materiais reciclados usados em nossas construções anteriores.
O local, de solo rico, com minerais e pedras, tornou-se um cenário ideal para criar um jardim urbano dedicado ao cultivo de flores, plantas aromáticas e vegetais. Um pavilhão polivalente é inserido na colina, abrindo-se gradualmente para o jardim. Seções de hastes curvadas tornam-se paredes de contenção cheias de pedra que circundam a área de estar. A cobertura do pavilhão capta água para irrigação e simultaneamente cultiva plantas aromáticas que convidam os insetos polinizadores ao pomar. Esta cobertura é sustentada por treliças constituídas por pedaços de madeira e barrotes que anteriormente serviam para as antigas fôrmas de concreto. Por meio de apenas quatro módulos diferentes, toda a armadura foi montada por voluntários da comunidade.
Nossa cliente, profundamente envolvida com o cultivo de espécies endêmicas e locais, também é uma grande promotora da educação ambiental. El Terreno nasce com a ideia de ser um centro de educação ambiental e conexão com a natureza. Os produtos cultivados são distribuídos em lojas locais e para consumo pessoal dos usuários e voluntários da comunidade.
Após o início da pandemia de covid-19 e o fechamento de escolas, o projeto foi focado em um espaço versátil para abrigar um jardim de infância. Pensando nisso, nos sentimos responsáveis por gerar uma arquitetura não referencial a partir de materiais, módulos e métodos construtivos concebidos especificamente para este projeto. Para nós, foi importante evitar qualquer predisposição que poderíamos gerar nos visitantes ao entrar neste novo espaço, uma vez que se destina à pluralidade e à redescoberta do usuário em seu ambiente imediato.