-
Arquitetos: Chinese and German Hang Architectural Design
- Área: 44000 m²
- Ano: 2018
-
Fotografias:Yonggang Zhong
Complexo de Lazer Zhongguancun em Weihai. Localizado ao sul da cidade de Weihai, China, o projeto faz parte da fase II do Parque Industrial de Ciência Farmacêutica e Tecnologia de Shandong Zhongguancun. O edifício cobre uma área de 4522 ㎡, enquanto o jardim tem uma área de 39478 ㎡. O projeto apresenta com sucesso um centro integral de lazer de baixa densidade entre os prédios fabris de alta densidade, proporcionando um espaço humanístico de entretenimento para os funcionários internos, de forma a atender às suas necessidades de lazer e descanso após o trabalho diário, e reduzir a depressão e os problemas mentais trazidos pelo modo de trabalho mecanizado.
Escritórios e Complexo de Lazer. O projeto contempla o descanso e a recuperação conforme orientação do desenho, remetendo à tradicional pincelada oriental à mão livre e à ideia de relaxar o corpo e a mente através da expressão dos sentimentos pela paisagem, reforçando assim a vivência do sentido físico e mental no meio ambiente. O layout geral refere-se ao padrão de jardim de "pátio e quintal", com a ajuda de diferentes paisagens e percursos, para perceber o sentido visual da mudança de cenário passo a passo.
Os edifícios destacam a interpretação do espaço tradicional chinês “simples mas elegante” criando lugares de devaneio para a experiência pessoal. Diferentes corredores são conectados em série com os volumes do pátio e o desenho da placa de aço espelhada na parte superior reflete a paisagem circundante e se integra a ela. As trilhas onduladas conectam a paisagem, levando os visitantes a se sentirem à vontade e emocionados.
O projeto divide-se em três espaços, tendo como frente a zona de lazer ajardinada. A área funcional oeste está ligada pelo corredor para atender às necessidades abrangentes das funções de lazer diárias como cafeteria, book bar, sala de exposições, escritório e conferências, enquanto a porção sudeste é o lago, que separa a área do parque vizinho e a visão do fluxo de tráfego, aproveitando as montanhas e separando os veículos e as pessoas, para que elas possam se integrar na natureza e não serem incomodadas pelos prédios e veículos internos.
Parque Ecológico Sustentável. No início, este era um local onde o solo se acumulava e o ambiente ecológico era relativamente pobre. De acordo com as necessidades de construção convencional do parque, ele precisaria ser totalmente nivelado para ser construído. Com base na ideia do complexo de lazer, e para fazer o melhor uso da situação, a terra foi transferida para as montanhas, os poços transformados em lagos e as estradas sinuosas circundantes foram aproveitadas para realizar a construção de acordo com as condições locais, apresentando um agradável ambiente paisagístico de lazer e reduzindo os custos de nivelamento e restauração.
É muito difícil manter as plantas verdes no norte da China porque o inverno é muito frio. Assim, no início do projeto, criou-se a concepção artística do espaço de uma forma minimalista, usando diferentes paisagens aquáticas para formar um paisagismo elegante. Ao mesmo tempo, através dos edifícios dispersos, criando cenários com as janelas panorâmicas, apresenta-se com sucesso o sentimento estético do local.
O projeto usa chapas de aço para criar a sensação de leveza e elegância, enquanto o telhado tipo guarda-chuva pode coletar a água da chuva e armazená-la no tanque do filtro como o abastecimento de água subterrânea, de modo a realizar a reciclagem e uso ecológico da paisagem aquática. A parede de vidro mostra o estado transparente e aberto do projeto, enquanto o sistema de economia de energia de camada dupla é adotado para realizar o sistema bidirecional de circulação interna e circulação externa. O efeito estufa é formado entre o vidro de dupla camada. No verão, o ar superaquecido da estufa é liberado, enquanto no inverno a energia solar é introduzida no ambiente, economizando muita energia em todas as estações.
Modelo de Escritório de Cura. O parque industrial tradicional centralizado é caracterizado por um espaço intensivo de fábricas, o ambiente de trabalho tenso e monótono dos trabalhadores pode facilmente levar ao estresse mental e doenças, bem como a problemas de diferentes grupos sociais. O complexo de lazer Weihai Zhongguancun, baseado na proposta de planejamento de Shenzhen, apresenta os requisitos funcionais de espaços humanizados com um centro de lazer de baixa densidade para criar um local onde seja possível aliviar a pressão mental, de modo a permitir que o acúmulo de emoções da linha de montagem mecanizada diária seja aliviado através do espaço.
A concretização do projeto cria um modelo de parque fabril com viés humanizado, que transformou um espaço industrial convencional em complexo de lazer para atender o local, valorizar e beneficiar os colaboradores e promover o desenvolvimento saudável. O projeto está totalmente aberto ao exterior em forma de parque para transmitir a imagem do empreendimento com foco na humanidade e na responsabilidade social. Ao mesmo tempo, levou à mudança de todo o planejamento da área. Como projeto modelo para zona de desenvolvimento industrial, ele orienta os departamentos relevantes para regulamentar o desenho dos parques circundantes, bem como limita a entrada de algumas indústrias poluentes, de modo a melhorar a imagem de toda a zona de desenvolvimento industrial.