-
Arquitetos: ICD/ITKE University of Stuttgart
- Área: 46 m²
- Ano: 2021
-
Fotografias:ICD/ITKE/IntCDC University of Stuttgart
Descrição enviada pela equipe de projeto. Localizado no Jardim Botânico da Universidade de Freiburg, o Pavilhão livMatS oferece uma alternativa viável e eficiente, aos métodos de construção convencionais, portanto, representa um passo importante em direção à sustentabilidade na arquitetura. A construção é o primeiro edifício com uma estrutura de suporte inteiramente feita roboticamente de fibra de linho enrolada, um material renovável, natural, biodegradável e disponível na região da Europa Central.
Através de uma nova combinação de materiais naturais e tecnologias digitais avançadas, este pavilhão resulta da colaboração bem-sucedida de uma equipe interdisciplinar de arquitetos e engenheiros do programa de mestrado ITECH. O projeto foi desenvolvido pela Comissão de Excelência de “Design Computacional Integrado e Construção para Arquitetura (IntCDC) ”, da Universidade de Stuttgart, além de biólogos da Comissão de Excelência de “Sistemas de Materiais Vivos, Adaptativos e Autônomos em Energia (livMatS) ”, da Universidade de Freiburg.
O pavilhão bioinspirado apresenta como novos processos de co-design, respondem simultaneamente por requisitos geométricos, materiais, estruturais, produtivos, ambientais e estéticos. Bem como a técnicas avançadas de fabricação robótica aplicadas a materiais naturais, capazes de gerar uma arquitetura única, que é, ao mesmo tempo, ecológica e expressiva.
A aparência distinta e ramificada da superfície dos elementos estruturais do linho evoca exemplos vernaculares de treliça e sistemas biológicos.
Pelos próximos cinco anos, o pavilhão livMatS servirá como uma sala de aula ao ar livre na Universidade de Freiburg, que usa seu Jardim Botânico com conceito de “Aprender com a natureza, na natureza”, como um local de pesquisa e ensino. O projeto dá continuidade a uma série de demonstradores de edifícios experimentais e altamente inovadores bem-sucedidos, projetados e realizados pela equipe interdisciplinar de pesquisadores e estudantes da Universidade ICD / ITKE de Stuttgart.
O projeto fortalece ainda mais a colaboração já bem-sucedida entre a Comissão de Excelência livMatS, da Universidade de Freiburg, e a Comissão de Excelência IntCDC, da Universidade de Stuttgart.