-
Arquitetos: ALH Taller de Arquitectura
- Área: 3400 m²
- Ano: 2019
-
Fotografias:Mateo Soto
-
Fabricantes: Anticuario de la construcción, Ventaneria, Construmetal
Descrição enviada pela equipe de projeto. O Edifício El Gulungo está localizado em um terreno cercado por uma área de reserva ao lado do Parque Linear La Frontera. Com sua geometria orgânica e volumetria inventiva, o edifício procura mimetizar a vegetação existente em seu entorno.
A inspiração, um ninho de gulungo. Nível a nível, as lajes se entrelaçam, gerando diferentes visuais e sensações espaciais, enriquecendo os espaços internos e sempre destacando o espaço exterior. O movimento de sua volumetria restulta em uma série de terraços de pé direito duplo que abrem a vista do parque linear e da cidade.
El Gulungo é um edifício multifamiliar, composto por oito andares de apartamentos e um nível de estacionamento. Os andares do edifício variam entre ímpares e pares, fator que estabelece também uma alternância de tipologia entre as unidades que se torna evidente nos terraços de pé direito duplo, cada um deles desfrutando da área de reserva com vistas de 180° que o edifício possui.
As fachadas, compostas principalmente de tijolos escuros artesanais, contrastam com o verde do entorno da torre. As janelas de piso a teto criam uma linha difusa entre o interior e o exterior, integrando o verde presente no local, reiterada pelas jardineiras que existem em cada nível com o interior dos apartamentos.
As jardineiras em cada andar, acompanhadas pelas janelas do piso ao teto, criam a sensação de estar em uma casa térrea, mesmo no último andar do edifício. Quase um quilômetro de jardins com mais de cem espécies dos exuberantes trópicos, alimentados por um rico substrato e um sistema elementar de irrigação por gotejamento, compõem as fachadas vivas, mutáveis e auto-sustentáveis deste ninho de Gulungo.