-
Arquitetos: Kuanchanok Pakavaleetorn Architects
- Área: 460 m²
- Ano: 2021
-
Fotografias:W-Workspace
Descrição enviada pela equipe de projeto. A casa 55 Sathorn é o resultado de anos de experiência em arquitetura, composição de materiais e dedicação aos detalhes de construção. O projeto representa uma reflexão sobre seu proprietário, que também é o arquiteto. O objetivo era criar uma casa simples de três quartos no movimentado centro de Bangkok. Sathorn é um distrito comercial e cultural vibrante, localizado no coração de Bangkok. As identidades distintas do bairro, compostas por ruas laterais estreitas e sobrados baixos, são pontos importantes para a concepção do projeto.
O grande desafio foi a limitação da área da construção. Uma declaração forte tanto na forma quanto na materialidade pode ser visível à primeira vista. O concreto pesado utilizado parece ser aberto em fatias estreitas, que abrem caminhos para criação de ambientes com funções habitáveis. Uma faixa de luz corta e esculpe a estrutura de concreto, criando uma composição no pátio vertical interno. Fitas de concreto flutuam sem peso, para revelar e marcar o pátio da cobertura. As elevações das arestas vivas e dos cantos arredondados permitem e respeitam os elementos naturais como a chuva e o vento. A separação volumétrica das duas massas da casa configura o efeito de um túnel de vento interno na direção sul.
A tarefa inicial era desenvolver uma estrutura de cinco pavimentos, bem organizada e interconectada através de uma escada de aço vertical e translúcida. A sala de estar e a cozinha central têm grandes janelas do piso ao teto, que se abrem para o exterior. Todos os três quartos compartilham um pátio interno, mas mantêm sua privacidade, bem como possuem armários embutidos sob medida para um armazenamento funcional. Cada elevação representa uma perspectiva única do funcionamento interno da casa. Você pode experimentar a disposição lúdica do espaço, pátio, escadas e luz enquanto se move do primeiro pavimento para o jardim na cobertura.
O posicionamento estratégico de grandes janelas e aberturas foi utilizado para coreografar a quantidade de luz solar filtrada e refletida em toda a casa em diferentes momentos. Os visitantes podem apreciar a atenção aos detalhes na forma como os materiais se unem e se alinham perfeitamente com um propósito. Madeira natural, parede de concreto, aço, vidro e pedras naturais são partes integrantes da paleta completa. A casa 55 Sathorn representa estabilidade, tranquilidade, conforto e tranquilidade para os proprietários.