-
Arquitetos: Atelier l'Abri, Vives St-Laurent
- Área: 650 m²
- Ano: 2020
-
Fotografias:Raphaël Thibodeau
-
Fabricantes: Herman Miller, API, AutoDesk, Couper-croiser, EDP, HAY, Möbel, Planteca, Robert McNeel & Associates, Teknion
Espaços de Qualidade de Vida: o bem-estar e o futuro espaço de trabalho. O novo escritório da Sodexo Montreal, projetado por L'Abri e Vives St-Laurent, apresenta sua visão para o espaço de trabalho do futuro. Com base em valores comuns entre arquitetos e clientes, o projeto propõe o conceito de Espaços de Qualidade de Vida. Este conceito baseia-se no bem-estar, flexibilidade, inovação e na importância do caráter humano e social dos nossos locais de trabalho. Enfatiza uma organização dinâmica de espaços e ambientes de trabalho, um design minimalista e aconchegante, bem como uma atenção especial ao conforto e saúde dos usuários. Totalmente construído em 2020, o conceito está se mostrando particularmente resistente para enfrentar os desafios revelados pela pandemia.
Identidade, desenho e materialidade. O projeto ocupa um espaço dentro de um complexo de edifícios industriais de 1908, diretamente na orla do Canal Lachine, em Montreal. O projeto destaca as qualidades intrínsecas da construção centenária e aproveita os tetos altos e as grandes aberturas. Os escritórios estão dispostos ao lado das janelas, enquanto todas as salas de reuniões se beneficiam de uma abundante fonte de luz natural. O projeto revela as paredes de tijolos originais, o piso da fábrica e a estrutura de madeira. Os móveis leves e neutros complementam a riqueza da madeira. As salas fechadas são forradas com feltro, tapetes e cortinas em cores mais quentes e mais escuras, proporcionando um ambiente propício à concentração. O design sóbrio, mas aconchegante, dá ao projeto uma assinatura tanto humana quanto profissional.
Trabalho, flexibilidade e inovação. Os espaços do projeto Sodexo são definidos como uma série de módulos que oferecem momentos para trabalhar, colaborar, se concentrar, socializar, cozinhar, meditar e aprender. O design de conceito aberto incentiva a igualdade, o compartilhamento e o movimento. Caixas para salas de reuniões e cápsulas de foco pontuam o espaço e aumentam as oportunidades para diferentes ambientes de trabalho. Fundamental para o projeto, a flexibilidade é facilitada pela implementação de tecnologia plug-and-play em todo o escritório. Essa flexibilidade e conforto aprimorado para os usuários geram um ambiente dinâmico. No centro do projeto, a grande sala de jantar e a cozinha profissional funcionam como um espaço multifuncional que pode ser transformado durante eventos multimídia.
Princípios de bem-estar e biofilia. O design inovador dos escritórios da Sodexo Montreal segue padrões de excelência para a saúde e bem-estar dos usuários. O trabalho rigoroso da equipe de projeto-construção promove a qualidade do ar, água, luz, som e materiais para criar um ambiente saudável e sustentável. Os espaços promovem o movimento e o espírito de comunidade. A importância da alimentação, principal atividade da Sodexo, é destacada pela cozinha-vitrine acessível tanto aos chefs quanto aos funcionários do escritório. Os princípios da biofilia garantem um caráter humano e natural aos espaços de trabalho.
A abundância de plantas e luz natural, as vistas para o exterior, a madeira e as cores naturais são a base do projeto e criam sua imagem diferenciada. Essa abordagem demonstra o compromisso da empresa com sua comunidade e é fundamental para o conceito de Espaços de Qualidade de Vida. Este conceito provou ser particularmente resistente em face dos desafios inesperados trazidos pela pandemia. Como tal, o projeto representa um excelente estudo de caso para o espaço de trabalho do futuro. Um futuro mais humano, saudável, eficiente e sustentável, que reintroduz nos nossos espaços corporativos a importância do caráter social aliado ao conforto e simplicidade do lar.