-
Arquitetos: Lionel Ballmer
- Área: 80 m²
- Ano: 2021
-
Fotografias:Julie Masson
Descrição enviada pela equipe de projeto. Localizada nas montanhas do resort Haute-Nendaz, esta pequena casa de madeira com uma oficina fica dentro de uma área bastante arborizada, plantada há cerca de 50 anos pelos antepassados do proprietário do chalé vizinho. O projeto foi implantado em frente à casa da família na outra extremidade do terreno. Esse deslocamento dividiu o terreno em dois conformando uma área central: um jardim íntimo, isolado do resto do mundo, apesar da proximidade da casa principal e das construções vizinhas.
A volumetria da casa se destaca dentro do entorno pouco densificado e sua altura máxima foi determinada de acordo com as normas locais. O resultado é um monolito de forma simples inteiramente revestido com tábuas de madeira natural nativa da região permitindo que ele se integre à vegetação do entorno. Dentro da casa, uma escada central atua como a espinha dorsal do projeto. Ela serve cinco meios níveis, cada um composto de dois espaços distintos. As áreas mais sociais da casa ocupam os andares inferiores, enquanto que as áreas mais íntimas estão situadas nos andares superiores.
Este labirinto interior se abre para uma sucessão de "pequenos mundos", criando assim a sensação de um espaço mais amplo. Esta busca por um minimalismo tanto espacial quanto material contraria as imposições da sociedade consumista contemporânea. Estes espaços, embora claramente divididos, interagem uns com os outros e também com o exterior, por meio de janelas de correr que emolduram pontos estratégicos na paisagem.
Do ponto de vista da construção, todo o esqueleto, estrutura, paredes internas e externas, cobertura e mobiliário, é composto de madeira laminada cruzada (CLT) feita de madeira de origem local. O revestimento externo é feito em painéis de madeira pré-fabricados. A homogeneidade dos materiais utilizados faz alusão às antigas construções nas montanhas da região e cria um forte contraste com a vegetação ao mesmo tempo que proporciona um conforto visual no interior, criando uma unidade entre os diversos espaços pequenos.
O sistema de calefação e aquecimento de água é feito por um aquecedor a biomassa. Radiadores colocados sob os móveis distribuem o calor uniformemente em cada cômodo. Uma lareira na sala de estar também contribui para a produção de calor durante o inverno. No verão, as árvores que margeiam o terreno criam grandes áreas de sombra que ajudam a manter a casa fresca durante as ondas de calor sazonais.