-
Arquitetos: Colajj
- Área: 55 m²
- Ano: 2019
-
Fotografias:Marcos Sousa
Descrição enviada pela equipe de projeto. Localizado na cidade portuguesa de Rio Tinto, a Clínica Fisioteca encontra-se inserida numa esquina de quarteirão, no Rés do Chão de um prédio de habitação.
Este pequeno projeto, feito para um amigo, apresentava à partida dois desafios.
O primeiro era a sua geometria. A sua forma em quarto de círculo dificultava a organização dos quatro espaços diferentes pretendidos: dois gabinetes médicos, uma casa de banho e uma recepção. O segundo era as suas limitações financeiras, o projeto tinha que conseguir fazer muito com muito pouco.
A ideia de resolver a organização espacial com apenas uma parede curva contínua surgiu como uma solução bastante lógica.
Por um lado, permitia dividir os 55 m2 nos espaços pretendidos, sem entrar em conflito com a geometria do espaço existente. Gerava uma circulação contínua, sem esquinas rectas, capaz de calibrar a sua dimensão de acordo com a necessidade. Por outro, dotava o projeto de uma estética elegante e aparentemente complexa, com uma estratégia relativamente simples – a construção de uma parede em curva com alvenaria em tijolo vazado.
A nova parede curva apresenta três estratos: um rodapé recuado em linóleo, em curva também; uma faixa saliente 2 centímetros da parede, que entala as novas portas de correr, pintadas de branco com brilho; e por último a padieira contínua, pintada a branco mate. Os aros das portas enfatizam esta ideia da porta como interrupção do estrato central, ao apresentarem aros verticais muitos expressivos e não terem aro superior.
O desenho da iluminação no tecto seguiu a ideia lúdica e descomprometida de todo o projeto. Foram desenhados nichos redondos, com uma lâmpada circular no seu interior, que estabelecem uma relação geométrica com a sua curva mais próxima – tal como todas as esquinas do projeto, todos os nichos têm diferentes raios.
O resultado final é um projeto com uma estratégia bastante simples, capaz de gerar um ambiente agradável e variado, que desenha os seus momentos de forma silenciosa de forma a atrair a atenção do seu usuário.