-
Arquitetos: Goiva
- Área: 180 m²
- Ano: 2019
-
Fotografias:Maíra Acayaba
-
Fabricantes: Arranjo Tropical, By Kamy, Deca, Fernando Jaeger, Julia da Mota, Ladrilar, Luisa Gottschalk, Marcenaria gloriosa, Pedro Luís, Prototype, Santidio Pereira, Tigre
Descrição enviada pela equipe de projeto. O casal Marcos e Júlia decidiu sair de um apartamento para viver o sonho de morar em uma casa aqui em São Paulo. A Júlia, consultora de arte, e o Marcos, arquiteto e sócio proprietário do Iná, viram uma ótima oportunidade de realizar esse desejo quando conheceram uma casinha antiga com apenas um pavimento, mas com muitas possibilidades no sossegado e verde bairro da Vila Beatriz, ao lado da Praça das Corujas na zona oeste.
A ideia era aproveitar o terreno disponível e ampliar a casa, subindo mais dois pavimentos acima do existente. Para que isso fosse possível, foi realizado um reforço metálico na estrutura do imóvel, feito de tijolo maciço, que também permitiu integrar todos os cômodos em um amplo e claro primeiro andar.
O primeiro pavimento, acima da já existente garagem, ficou então composto por um terraço de chegada com vista para a copa da árvore antiga que já existia ali, sala, lavabo, sala de jantar e cozinha faceados para jardim tropical nos fundos e um alegre painel de ladrilhos cuja composição foi pensada pelo próprio casal.
Subindo as escadas, no primeiro lance em concreto e no segundo e terceiro lances em estrutura metálica, temos acesso ao segundo pavimento, que conta com a suíte do casal, separado por um corredor de armários e estantes e um segundo quarto que é usado como escritório com mais um banheiro.
Depois, subindo mais um lance da escada metálica, temos a cobertura com dois rooftops: um voltado para frente e um voltado para os fundos, sendo o primeiro um solário com chuveirão e o segundo, um espaço de lavanderia e cozinha aberta, ambos têm piso revestido em ladrilhos turquesa, floreiras de concreto e muitas plantas. Esses terraços, além de valorizarem a vista do bairro, permitem momentos de descanso tão necessários nos dias de hoje.