-
Arquitetos: João Tiago Aguiar Arquitectos
- Área: 150 m²
- Ano: 2018
-
Fotografias:Fernando Guerra | FG+SG
-
Fabricantes: AutoDesk, CIN, CLIMAR, JUNG, Microsoft, PADIMAT, SANTO BANHO, Valdama
Descrição enviada pela equipe de projeto. Transformação total de um antigo escritório num T2 com duas suites. Redução do número total de divisões de modo a aumentar a área de todos os compartimentos que o compõem. Da construção original, o antigo escritório a funcionar há muitos anos, apenas mantinha uma instalação sanitária e uma cozinha irreconhecível onde só a chaminé estava preservada. A estratégia de intervenção passou por alterar profundamente o layout do apartamento com mudanças significativas na distribuição dos espaços tendo em conta o conceito de uso.
Para além da criação de duas suites, a sala de jantar ocupa agora o espaço da antiga cozinha que, por sua vez, foi transformada em kitchenette e colocada no espaço de um antigo quarto adjacente. Esta alteração permitiu ampliar e juntar a área de confecção dos alimentos e a zona onde a família se reúne às refeições. Na cozinha o destaque vai para o azulejo artesanal verde-escuro que reveste a parede acima da bancada, conferindo um toque de elegância e distinção a um dos lugares mais procurados numa casa.
Pensou-se ainda na vantagem que seria reunir no centro do apartamento um único volume que reunisse a despensa, alguns electrodomésticos de apoio à cozinha, bem como uma pequena estante, a instalação sanitária social e um armário amplo na zona de acesso aos quartos. Para criar contraste, o armário foi lacado a preto e o seu alto brilho contrasta vivamente com o branco das paredes envolventes. Como a casa é dotada de grandes vigas proeminentes, próprias da construção original, procurou-se dissimular essas estruturas, através do desenho nos tectos de pirâmides quadrangulares que terminam em caixas de luz a iluminar nobremente o apartamento e a inusitada decoração.
As carpintarias assumem aqui um papel preponderante e, por isso, foram desenhadas ao pormenor, de acordo com as necessidades específicas dos moradores, para agilizar a azáfama diária. Por outro lado, a entrada original foi restituída, tendo, no entanto, sido mantida a entrada de serviço. O projecto criou um ambiente integrado, expressivo com um visual totalmente contemporâneo marcado tanto pela funcionalidade como pela optimização dos espaços que, assim, conferem uma melhor fluidez no uso diário.